Resumo

Título do Artigo

Avaliação da Modalidade Remota de Ensino: estudo comparativo entre os níveis de ensino técnico e superior, a partir da pandemia da COVID-19 no Brasil
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Palavras Chave

Educação Remota
Ensino Técnico
Ensino Superior

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Ambientes de ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Marcelo Agenor Espíndola
Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Divinópolis/MG
2 - Frederico Cesar Mafra Pereira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento

Reumo

A partir do surto da pandemia da COVID-19 inúmeras instituições de ensino interromperam as suas atividades presenciais e passaram a utilizar recursos tecnológicos com o objetivo de garantir o processo formativo. Diante deste cenário emerge o processo de aprendizagem remota. Muitas instituições que já possuíam e utilizavam plataformas digitais de aprendizagem migraram rapidamente para a modalidade de Educação à Distância (EAD). Já outras, optaram pela modalidade remota de ensino como alternativa para não interromper o calendário letivo proposto pela instituição (GUSSO et al., 2020).
É factível evidenciar que o avanço tecnológico contemporâneo favoreceu para o estabelecimento de uma sociedade mais conectada, até mesmo considerando-se a dimensão do ensino remoto no país (BARRETO e ROCHA, 2020). Por outro lado, percebe-se também um desafio, visto que muitas instituições de ensino não estavam (e ainda não estão) preparadas para a promoção da modalidade remota de ensino (CASAGRANDE, 2020). Diante deste cenário emerge o objetivo deste artigo, que visou avaliar a modalidade remota de ensino aplicada ao ensino de nível técnico e superior, identificando desafios e oportunidades.
Apontamentos necessários entre Educação a Distância e Educação Remota (Arruda, 2020; Almeida, 2003; Hodges et al., 2020; Almeida e Alves, 2020 e Costa, 2020). Avaliação da educação remota aplicada ao ensino técnico (Santos, Santos e Assis Martins, 2021; Gomes, Sant’Anna e Maciel, 2020; Santos et al., 2021 e Dias et al.,2021). Avaliação da educação remota aplicada ao ensino superior (Arruda, 2020; Gusso et al., 2020; Arias et al., 2020; Hodges et al., 2020; Amaral e Polydoro, 2020; Salvagni, Wojcichoski e Guerin, 2020; Silva et al., 2021 e Andrade Carneiro et al., 2020).
O artigo se sustentou em um estudo de natureza descritiva e caráter quantitativo. Como unidades de análise, envolveu-se uma Instituição de Ensino Superior e Técnico. Como unidades de observação, na IES envolveu-se discentes dos cursos de Administração e Ciências Contábeis e no CEP, envolveu-se os discentes dos cursos técnicos em Administração, Logística, Segurança do Trabalho e Enfermagem. Como instrumento de coleta de dados aplicou-se um questionário semiestruturado contendo 10 questões e como técnica de análise dos dados, aplicou-se a estatística descritiva básica.
Os resultados coletados evidenciaram que os alunos dos cursos técnicos tiveram maior facilidade de adaptação à modalidade remota comparativamente aos graduandos da IES. Na IES, a menor média evidenciada se refere ao treinamento às plataformas digitais, seguida da disciplina e qualidade no aprendizado. No CEP evidencia-se a qualidade no aprendizado e disciplina. Os resultados revelam que, mesmo o ensino remoto surgindo como uma resposta ou mesmo alternativa em decorrência dos períodos de isolamento social, ainda apresenta limitações e desafios a serem superados por ambos os modelos de educação.
De forma geral, os alunos dos cursos técnicos apresentaram um maior nível de satisfação à modalidade remota quando comparado aos graduandos da IES. Mesmo assim, ambos acreditam que o modelo que prevalecerá pós-pandemia será o presencial, mas com adoção de novas ferramentas tecnológicas e novas metodologias de ensino. Percebe-se, neste sentido, que a dimensão social, por meio do relacionamento e da interação, emerge como demanda e expectativa por parte dos discentes, alertando ao mesmo tempo para um ‘repensar’ das instituições educacionais quanto às suas práticas pedagógicas.
Principais referências ALMEIDA, M.E.B. Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e pesquisa, v.29, n.2, p.327-340, 2003. GUSSO, H. L. et al. Ensino superior em tempos de pandemia: diretrizes à gestão universitária. Educação & Sociedade, v. 41, 2020. HODGES, C. et al. The difference between emergency remote teaching and online learning. EDUCAUSE Review. 27 mar. 2020. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning, 2020. Acesso em: 18 maio 2021.