Resumo

Título do Artigo

AMPLIANDO POSSIBILIDADES AO FAZER ETNOGRÁFICO DE BERNARD LAHIRE: INCLUINDO O LUGAR DE ORIGEM NOS RETRATOS SOCIOLÓGICOS DE JOVENS DOS MEIOS POPULARES
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Palavras Chave

Retratos sociológicos
Estudantes
Administração

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Métodos e Técnicas de Pesquisa

Autores

Nome
1 - Jhony Pereira Moraes
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Escola de Administração
2 - Lisiane Quadrado Closs
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO (EA/UFRGS)

Reumo

O trabalho etnográfico proposto por Lahire culmina no interesse do sociólogo em analisar o trânsito das disposições individuais - formas de pensar, crer, agir e ser que refletem a pluralidade de um indivíduo - em diferentes espaços de práticas e, portanto, nas distintas socializações dos indivíduos naqueles espaços. O autor busca ainda averiguar a reprodução, a ativação, a aquisição e a criação (ou não) dessas disposições nos processos socializadores (LAHIRE, 2005; BOAES; OLIVEIRA; ASSIS, 2019; JUNQUEIRA, 2019).
O objetivo deste ensaio é o de ampliar possibilidades ao fazer etnográfico de Bernard Lahire quanto à composição metodológica dos retratos sociológicos, incluindo-se o lugar de origem enquanto uma importante dimensão analítica nesse construto. Para tanto, busca-se elaborar um aparato metodológico capaz de lançar luz à compreensão da permanência de jovens dos meios populares estudantes de cursos superiores em Administração, considerando-se as diversas dimensões envolvidas em suas trajetórias (família, trabalho, educação, lazer, sociabilidades e lugar de origem).
Este ensaio centra-se em discutir o método etnográfico a partir de Bernard Lahire (1997, 2004), o qual construiu um aparato teórico-metodológico próprio, denominado de retratos sociológicos. Lahire apresenta seu fazer etnográfico a partir da realização de entrevistas em profundidade com os participantes do estudo – biográficas e semidiretivas - a respeito dos seus diferentes contextos de vida (e, em consonância com a visão sociológica do autor, dos seus contextos de socialização), tais como a família, o trabalho, a escola, os locais de lazer, as sociabilidades e as redes.
Metodologicamente, a formação dos retratos requer a elaboração de um conjunto de questões que percorra o passado, o presente e o futuro dos indivíduos, possibilitando uma análise ampla e densa acerca dos múltiplos contextos sociais de interação (SILVA, 2018). Por se voltar a uma análise em profundidade e minuciosa, o método não se preocupa com a extensão (número de entrevistados), mas com a profundidade das entrevistas; portanto, intenta fugir de descrições reducionistas ou superficiais. Propõe-se a elaboração de um roteiro de entrevista que integre às dimensões de investigação dos retratos.
Acredita-se no potencial de exploração do lugar de origem enquanto dimensão latente nos retratos sociológicos e não apenas como um elemento que os tangencia. Trata-se, portanto, de elevar sua importância na perspectiva etnográfica de Lahire e de tentar elocubrar novos dados e análises no trabalho etnográfico. Ademais, destaca-se a relevância dessa proposta para tentar objetivar pela empiria as subjetividades do lugar de origem e os seus desdobramentos nas disposições, algo que caminha em direção à sociologia experencial de Lahire (2004).
LAHIRE, Bernard. Bernard. Retratos sociológicos: disposições e variações individuais. Porto Alegre: Artmed, 2004. LAHIRE, Bernard. Homem plural: os determinantes da ação. 2002. LAHIRE, Bernard. Patrimónios individuais de disposições: para uma sociologia à escala individual. Sociologia, problemas e práticas, n. 49, p. 11-42, 2005 LAHIRE, Bernard. Sucesso escolar nos meios populares. As razões do improvável. Editora Ética, 1997. BOAES, Giovanni; OLIVEIRA, Sheila Borges de.; ASSIS, Rodrigo Vieira de. Sociologia(s) em escala individual. 2019.