Persistência estudantil.
Cocriação de valor.
Engajamento estudantil
Área
Marketing
Tema
Comportamento do Consumidor
Autores
Nome
1 - Milena Reis Auip Barbosa UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - Fortaleza
2 - Jose Sarto Freire Castelo UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - Programa de pos-graduação acadêmico
3 - Josimar Souza Costa UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - Centro de Ciências da Gestão
Reumo
O setor da educação superior cresceu no séc. XXI e com a pandemia COVID-19 sofreu ainda grandes transformações, tornando- o dinâmico, complexo e ainda mais competitivo, (BERGAMO; FARAH; GIULIANI, 2007). Assim, pesquisar a persistência estudantil é fundamental para a sustentabilidade da instituição, além de ser entendida como uma manifestação do estudante quanto à sua motivação para continuar na instituição de ensino superior, trazendo informações para que o gestor da educação superior possa tomar as decisões certas.
Diante da importância de explorar a persistência estudantil e seus antecedentes nas IES privadas, emerge a seguinte pergunta: Quais as influências da relação dos antecedentes da cocriação de valor, engajamento estudantil e motivação acadêmica que explicam a persistência estudantil em uma IES privada? Nesse sentido, se propõe neste estudo é entender a influência dos antecedentes cocriação de valor, engajamento estudantil e motivação acadêmica que explicam a persistência estudantil em uma IES privada.
Nesta seção apresentamos os construtos que antecedem (cocriação de valor- CV, engajamento estudantil- EE e motivação acadêmica- MA) a persistência estudantil- PE sob a ótica da Lógica Dominante do Serviço (LDS) em marketing de Vargo e Lusch (2004a), da Teoria da Integração do Estudante de Vincent Tinto (1975), e da Teoria da Autodeterminação de Ryan e Deci (1985). Assim, são apresentados os construtos bem como as narrativas que conduzem às 5 hipóteses do modelo teórico do conceito de persistência estudantil da IES privada.
Uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa por meio de um estudo de caso. De início, foi realizada uma revisão da literatura onde propomos 5 hipóteses, com 24 variáveis observadas e ligadas a uma escala Likert de 5 pontos, para a verificação delas, adotamos a técnica de Modelagem de Equações Estruturais com uso do Smart Pls 3 para análise (Hair et al., 2017). Seguindo esta linha, realizou-se um levantamento, por meio da plataforma survey monkey, com uma amostra não probabilística de conveniência de 172 estudantes da IES privada.
Das 5 hipóteses propostas a partir da revisão da literatura, 3 hipóteses tiveram seus coeficientes estruturais estatisticamente significativos para os valores de p < 0,05 e de t superiores a 1,96, ou seja, H1- CV influi positivamente à relação com o EE na IES privada, H3-EE influi positivamente à relação com a MA na IES privada e H4- O EE influi positivamente à relação com PE na IES privada, o que não ocorreu com a relação estrutural das hipóteses H2- CV influi positivamente na relação com a MA na IES privada e a H5- MA influi positivamente à relação com a PE na IES privada.
O modelo sugere que a IES privada deve estimular a cocriação para o engajamento estudantil a fim de levar motivação acadêmica e, por conseguinte, a persistência estudantil. Assim, nota-se que a principal contribuição teórica, a partir deste trabalho, é que o modelo teórico no caso da IES privada, o engajamento estudantil se apresentou como sendo o principal antecedente da persistência.
Bergamo, F., Farah, O., & Giuliani, A. C. A lealdade no contexto do mercado da educação superior. Formadores–Vivências e Estudos, 2(1), 20, 2007.
Tinto, V. from higher education: a theoretical synthesis of recent research. Review of Educational Research, Pennsylvania, v. 45 (1), n. 1, p. 89-125, 1975
Hair Jr., J. F.; Sarstedt, M.; Ringle, C. M.; Gudergan, S. P. Advanced Issues in Partial Least Squares Structural Equation Modeling. 1a ed. Thousand Oaks, CA: SAGE Publications, Inc, 2017.