Resumo

Título do Artigo

Produção científica e avanços temáticos sobre a Eficácia do professor: uma análise bibliométrica
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Eficácia do professor
Ensino
Aprendizagem

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Experiências no ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Alexsandra Maria Wasgen
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Escola de Administração UFRGS
2 - Ana Mônica Fitz de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Escola de Administração
3 - VITORIA MARIA SERAFIM DA SILVA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO

Reumo

O tema eficácia do professor desperta debates e muitos estudos são realizados anualmente. Esses estudos levaram ao desenvolvimento de diversas teóricas relacionadas ao assunto (Panayiotou, 2021), podemos citar: o modelo dinâmico desenvolvida por Creemers e Kyriakides (2008). Esses estudos também buscam identificar quais fatores influenciam na eficácia dos professores, sejam eles fatores econômicos (Adekanmbi e Ukpere, 2021), qualificação do professores (Clotfelter, Ladd e Vigdor, 2006), questões emocionais ou de satisfação no trabalho dos professores (Brackett, 2010)
Observando que número de artigos publicados no domínio da seleção “eficácia dos professores” cresceu consideravelmente nos últimos anos e, até agora, não houve nenhuma tentativa de analisar quantitativamente esses artigos publicados, nem de determinar a situação atual das pesquisas sobre o tema, este estudo tem o objetivo de examinar o desenvolvimento da pesquisa sobre eficácia do professor, identificando linhas temáticas que marcam as publicações principais e sintetizam as principais descobertas e limitações da pesquisa utilizando métodos bibliométricos.
Quando o termo analisado é a “eficácia do professor” se encontram diferentes significados, tais como: “eficácia do professor refere-se a percepções de poder organizar e implementar cursos de ação exigidos para conseguir resultados acadêmicos” (Bzuneck e Guimarães p.137, 2003); ou ainda, a eficácia do professor pode ser compreendida como a “capacidade em produzir resultados em termos da aprendizagem dos aluno” (Moriconi p. 11, 2012).
O tema “eficácia do professor” se destaca em ciências sociais, ciências médicas e psicologia. Observou-se bases teóricas passadas que basearam os estudos atuais, sendo: (i) eficácia escolar e ambientes de aprendizagem, (ii) liderança, desempenho, comportamento e psicologia, e (iii) finanças escolares e mercado de trabalho dos professores. Já nas linhas atuais, são cinco: (i) desenvolvimento da educação e aspectos políticos, (ii) educação primária e treinamento de professores, (iii) pesquisa e ferramentas para melhoria do desempenho da educação, (iv) saúde pública, e (v) relações humanas, saúde
Logo, observa-se que a temática de eficácia do professor vai além das práticas realizadas em sala de aula, mas está atrelada a outros fatores que são a princípio, inerentes a atuação do professor, como saúde pública ou psicologia, por exemplo, mas que afetam a eficácia do professor e o processo de aprendizagem.
Adekanmbi, F.P., Ukpere, W. Influence of minimum wage and prompt salary payment on teachers’ effectiveness in public secondary schools. 2021. Problems and Perspectives in Management 19(1), pp. 116-126 Albuquerque, C., (2010). Processo Ensino‐Aprendizagem: Características do Professor Eficaz. Millenium, 39: 55‐71. Alves, M. F. R., Galina, S. V. R., Dobelin, S. (2018). Literature on organizational innovation: past and future. Innovation & Management Review.