Resumo

Título do Artigo

DIFUSÃO/ADOÇÃO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DE EVERETT ROGERS: um olhar sobre a literatura de 2003 a 2020
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Palavras Chave

INOVAÇÃO
DIFUSÃO DE INOVAÇÃO
ADOÇÃO

Área

Gestão da Inovação

Tema

Tecnologia e Sustentabilidade, Inovação e Sociedade

Autores

Nome
1 - CELIO DE OLIVEIRA GAMA
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - BIGUAÇU-SC
2 - André Moraes dos Santos
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - PPGA

Reumo

A teoria da difusão de inovação se caracteriza como um dos aspectos mais importantes nos estudos sobre inovação. A investigação que se faz no âmbito desta pesquisa se assenta em torno da discussão sobre a difusão de inovação e sua sustentação teórica a partir dos conceitos presentes nos trabalhos de Everett Mitchell Rogers com sua obra “Diffusion of Innovation” de 2003. Revisão de literatura com o objetivo de apresentar o desenvolvimento conceitual de DOI no período de 2003 a 2020. Os elementos-chave do conceito inovação, canais de comunicação, tempo e sistema social não sofreram alterações.
Ressalta-se que a natureza do estudo é exploratória e descritiva com foco na teoria da difusão de inovação. O estudo da inovação tem tido um espaço garantido pela vasta literatura sobre seus atributos, taxas de adoção, difusão e sua relação com várias áreas do conhecimento. Assim se lança a questão de pesquisa: Quais aspectos conceituais da difusão de inovação se desenvolveram no período de 2003 a 2020?. O OBJETIVO é Apresentar o desenvolvimento conceitual da difusão de inovação construída no período de 2003 a 2020. Everett Rogers é o alvo deste estudo.
Na obra de 1983 a tomada de decisão para adoção de inovação se tornou o ponto de apoio para novas discussões, voltando à tona o tema da difusão de inovação com o título original de “Diffusion of innovation”. Em sua obra de 2003, Rogers apresenta um conceito mais amplo e com elementos bem mais distribuídos nos níveis individual e organizacional. Para Rogers (2003, p. 34) “Difusão é o processo pelo qual uma inovação é comunicada por certos canais durante um certo tempo, dentre os membros de um sistema social.”
A bibliometria foi feita acessando a base Scopus com uma busca através das palavras “diffusion and innovation” com 30.749 de onde se fez filtros até 75 autores para realizar a revisão de literatura. Destes foram selecionados 28 autores que citaram em suas obras os elementos conceituais de Rogers. Foi observado nos estudos que a discussão dos elementos conceituais esteve em pleno desenvolvimento numa relação direta com o contexto de cada estudo e manteve sua essência desde o conceito criado por Everett Rogers.
O trabalho de Rogers se mostrou dominante com uma base de autores que somam de forma significativa e predominante sobre a difusão de inovação - DOI com a construção de artigos altamente citados, mostrando uma profunda ligação de conhecimentos entre seus artigos. O referencial teórico levantado proporcionou uma apresentação conceitual bem distinta dentro de cada contexto de investigação proporcionada pelos autores com seus procedimentos, métodos estabelecidos, o que deixou um caminho livre para aplicação de uma metodologia que pudesse identificar o desenvolvimento conceitual da difusão.
NAVARRO. Everett M. Rogers (1931-2004) y la investigación Latinoamericana de la comunicación. Nueva época, Núm. 4, julio-diciembre, 2005, pp 93-125. ISSN 0188-252X. ROGERS, E.M. (2003). Diffusion of innovations. 5th ed. p. cm. Includes bibliographical references and index. HM621.R57 2003. 303.48'4 dc21 2003049022. ISBN 0-7432-5823-1. SILVEIRA, NASCIMENTO e CARDOSO. Um olhar teórico-prático da difusão da inovação e Propriedade Intelectual. Research, Society and Development, v. 9, n. 11, e71491110440, 2020 (CC BY 4.0) | ISSN 2525-3409 | DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i11.10440