Resumo

Título do Artigo

QUEM SÃO OS SERVIDORES DO TRANSPORTE NA AMAZÔNIA? Um estudo sobre competências socioemocionais
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Palavras Chave

Setor público
Competências socioemocionais
Gestão de pessoas

Área

Administração Pública

Tema

Gestão Organizacional: Governança, Planejamento, Recursos Humanos e Capacidades

Autores

Nome
1 - Lívia Resende Lara
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - EACH
2 - Rafaela de Almeida Araújo
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade

Reumo

O estudo analisa a categoria de servidores que atua na fiscalização das empresas que prestam serviço de transporte fluvial na região Amazônica, onde o deslocamento dos cidadãos e o abastecimento das comunidades dependem do funcionamento deste meio de transporte. Aspectos individuais como valores e referências pessoais interferem na forma como o serviço é prestado (Lotta,2012), a identificação de competências socioemocionais emerge como fator que pode contribuir para a gestão de pessoas nas organizações públicas, para a melhoria qualitativa dos serviços prestados e da própria imagem do Estado.
Definiu-se como questão: como as competências sócio emocionais afetam a atividade dos fiscais no transporte fluvial de passageiros? Para tanto, a pesquisa tem por objetivo identificar como as competências socioemocionais se apresentam no exercício das atividades nesta categoria.
Mâcedo e Silva (2020) desenvolveram um instrumento de mensuração das competências socioemocionais, a escolha de tal instrumento se deu pois, segundo os autores, as competências definidas na escala fornecem um panorama geral das competências essenciais para a ação gerencial que podem ser aplicados a órgãos públicos no Brasil. Tal instrumento analisa as categorias: consciência emocional, regulação emocional, consciência social, autocontrole emocional e criatividade emocional.
Esta pesquisa é caracterizada como qualitativa, documental, de cunho interpretativo, realizada mediante entrevistas semiestruturadas com 12 servidores que atuam em uma agência reguladora da administração pública federal. Os dados obtidos foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo (Bardin, 2011).
Ao analisar a consciência emocional, percebeu-se que existe a consciência de ser servidor e a necessidade de buscar cumprir os objetivos do órgão regulador. Na regulação das emoções, observou-se que trabalham sempre em duplas, o que fortalece o sentimento de parceria tendo pouca interação com os demais. No que tange a consciência social, encontrou-se o sentimento de empatia pelas condições do usuário do serviço e pelos regulados. Foi possível perceber que eles se adaptaram bem ao ambiente adverso em que atuam e que, na sede em Brasília, pouco se conhece a realidade vivenciada no norte do país.
Como conclusão, o estudo observou que os servidores demonstraram emoções positivas em relação ao trabalho, enquanto nos depoimentos dos demais servidores, onde foram relatados conflitos latentes na equipe, tais demonstrações foram minimizadas, sendo observadas a necessidade de um maior efetivo e mais interação. O estudo observou que há uma necessidade de uma ampliação dos recursos e que os servidores trabalham sob condições difíceis, como por exemplo, risco à vida.
Bardin, L. (1977). Análise de conteúdo. Lisboa: edições, 70, 225. Lotta, G., 2012. O papel das burocracias do nível de rua na implementação de políticas públicas: entre o controle e a discricionariedade. Macêdo, J. W. D. L., & Silva, A. B. D. (2020). Construção e Validação de uma Escala de Competências Socioemocionais no Brasil. Revista Psicologia Organizações e Trabalho, 20(2), 965-973.