Resumo

Título do Artigo

APRIMORAMENTO DA GESTÃO DE RISCOS CORPORATIVOS COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO EM UMA EMPRESA NACIONAL DE ALUMÍNIO
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

gestão de riscos corporativos
desenvolvimento de negócio
indústria de alumínio

Área

Artigos Aplicados

Tema

Estratégia

Autores

Nome
1 - Bruna Colantonio Nagashi
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienópolis
2 - Adilson Caldeira
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios

Reumo

O texto relata a ação intervencionista realizada em uma empresa que atua no setor de produção de alumínio, com o objetivo de promover seu desenvolvimento por meio do aprimoramento da Gestão de Riscos Corporativos (GRC). Com essa finalidade, a partir do diagnóstico da situação encontrada a princípio, elaborou-se e iniciou-se a implementação de estratégias relacionadas à consciência, aculturamento e operacionalização da gestão de riscos como meio para criação de valor a diversos stakeholders envolvidos no negócio.
A incorporação da gestão de riscos nos processos decisórios organizacionais requer lidar com a complexidade demandada pela necessidade de conscientização e engajamento das diversas áreas de uma empresa, uma vez que envolve não apenas mudanças em processos e metodologias, mas, principalmente, na cultura organizacional, de modo a permear toda a estrutura da organização e incentivar a participação ativa de todos os colaboradores. A proposta, assim, direcionou o foco na adoção e implementação de um processo estruturado de GRC como estratégia para o desenvolvimento da empresa em foco.
A análise da maturidade de GRC da empresa, com apoio de entrevistas com os principais gestores da área e da literatura especializada nesse tema, revelou a necessidade de revisão das principais preocupações quanto a essa questão O diagnóstico resultou no direcionamento das soluções para inovações de processos, considerando principalmente o setor de atuação da empresa, uma vez que agrega o desenvolvimento da metodologia de GRC e sua incorporação à cultura organizacional para conferir enfoque estratégico ao tratamento do tema.
A partir da definição das ações demandadas para a maturidade da GRC da empresa, realizou-se, com participação e apoio da alta administração da empresa, a seleção das propostas mais indicadas para solução do problema, sendo eleitas: a) reestruturar a GRC, de modo que ela permita a antecipação dos movimentos do mercado, mantendo a organização preparada para os impactos com as contingências; e b) estabelecer uma cultura focada em GRC visando a sistematização do processo para maximização da geração de valor aos acionistas. Estabeleceu-se, então, um plano de ações imediatamente colocado em curso.
O principal resultado que o projeto proporciona à empresa em foco está no aprimoramento de sua gestão de riscos corporativos, por meio do aumento de seu nível de maturidade, com mitigação dos riscos aos quais está exposta, ampliando significativamente a participação de todos os colaboradores e dos agentes de liderança na gestão diária desse processo, bem como sua sinergia com o planejamento estratégico, de modo a gerar valor aos acionistas.
O relato da aplicação de modelos estudados e desenvolvidos no universo acadêmico à situação específica enfrentada pela empresa potencializa a expansão do conhecimento e contribui para a evolução da tecnologia de gestão, mesmo porque o uso de um método estruturado confere potencial de replicação da experiência intervencionista realizada. Espera-se que a contribuição resultante extrapole as fronteiras da organização em foco, dado que a prosperidade dos negócios tende a se refletir no desenvolvimento econômico e social, pela da ampliação da oferta de empregos e geração de recursos para a nação.