Resumo

Título do Artigo

Valores Humanos: um estudo com executivos em situação de desemprego que sofreram violação da dignidade no ato da demissão
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Valores Humanos
Dignidade
Demissão

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Carreiras

Autores

Nome
1 - Rubens Prata Junior
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienópolis
2 - Rafael Pedroza de França
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienópolis

Reumo

Reestruturações organizacionais, modificações das estratégias, fusões e aquisições tornaram-se mais acentuadas a partir de 1980, provocando mudanças radicais que impactam o emprego, o desemprego, a carreira e a vida dos profissionais. Em cenário de forte recessão, com uma massa de executivos em situação de desemprego, e sob os efeitos emocionais, psicológicos e sociais, é relevante entender se o ato da demissão e o desemprego geraram a percepção de violação da dignidade, influenciando a importância atribuída aos valores humanos, alterando sua hierarquia a partir da experiência vivida.
O objetivo desta pesquisa foi verificar se houve alteração na hierarquia dos valores humanos em executivos em situação de desemprego, e que sofreram violação de dignidade no ato da demissão. Como objetivos específicos buscou-se: 1) identificar a ocorrência de práticas de violação de dignidade em processos de demissão de executivos; 2) analisar a relevância atribuída aos valores humanos básicos por executivos na fase de pleno emprego e na fase de desemprego; 3) verificar se a relevância atribuída aos valores humanos por executivos em fase de desemprego difere por gênero e por faixa etária.
Neste tópico será abordado o desemprego, funções, papel do executivo e demissão involuntária em suas formas, tipos e efeitos. Serão apresentados os conceitos de Dignidade Humana, especialmente no tocante à sua violação durante o ato da demissão de executivos, bem como o referencial teórico de valores humanos. Tratará da condição de Trabalho e Desemprego, as diversas formas de demissão e a dignidade da pessoa humana no ambiente de trabalho além de se apoiar na teoria funcionalista dos valores humanos, como pilar para discutir som temas de alteração dos valores humanos.
Os procedimentos metodológicos que foram empregados na condução desta pesquisa, incluindo as justificativas da opção pela metodologia qualitativa e quantitativa, além do apoio e uso do Priming Experimental, instrumentos de pesquisa e coleta de dados, procedimentos para análise dos dados e detalhamento do perfil dos respondentes. Esta etapa do projeto consistiu em entrevistas semiestruturadas com 14 executivos que viveram o ato de desligamento de suas empresas, até o limite de saturação dos termos encontrados, e que confirmassem ter havido violação de dignidade no ato de sua demissão.
Os resultados respondem ao objetivo geral de identificar se houve alteração na hierarquia dos valores humanos em executivos em situação de desemprego, e que sofreram violação de dignidade no ato da demissão, e os objetivos específicos. Das 14 entrevistas realizadas, em 4 delas não foi possível considerar a existência de violação da dignidade por depoimento expresso dos participantes que afirmaram não terem sentido sua dignidade violada.
Este trabalho avança do ponto de vista teórico, ao trazer a violação da dignidade no ato da demissão como um fator que pode promover a alteração de valores. Se a dignidade altera a hierarquia de valores, e são os valores que influenciam as escolhas, os julgamentos e os comportamentos das pessoas, então a violação da dignidade pode trazer consequências na vida do indivíduo, que vão se prolongar além do presente e se expandir para outras esferas em todas as camadas da vida.
ROKEACH, M. The nature of human values. New York: The Free Press, 1973. ROS, M. Valores, atitudes e comportamento: uma nova visita a um tema clássico. Em ROS, M; GOUVEIA, V. V. (Orgs.), Psicologia social dos valores humanos: desenvolvimentos teóricos, metodológicos e aplicados São Paulo: SENAC, 2006. p.87-114. SCHWARTZ, S. H. Are there universal aspects in the content and structure of values? Journal of Social Issues, 50, 19-45, 1994. SCHWARTZ, S. H. Há aspectos universais na estrutura e no conteúdo dos valores humanos? Em ROS, M; GOUVEIA, V. V. (Orgs.), Psicologia social dos valores humanos: