Resumo

Título do Artigo

Conformidade-Resistência Sulista em Administração do Desenvolvimento: desafiando subalternização/colonialidade epistêmica com action learning
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Palavras Chave

Administração do Desenvolvimento
action learning
action research

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Experiências no ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Alexandre A Faria
Fundacao Getulio Vargas/EBAPE - EBAPE
2 - vitor yoshihara miano
Instituto Federal Fluminense - Cabo Frio

Reumo

O objetivo do presente trabalho é investigar um programa de action learning desenvolvido no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES em colaboração com instituições acadêmicas do Sul e Norte com o propósito de desafiar a radical gerencialização da organização e da academia em anos recentes impulsionada pela contestada subalternização epistêmica de AD. Sob uma perspectiva do Sul Global, dinâmicas de conformidade-resistência são abordadas em dois contextos interdependentes e interconectados: organizacional e individual.
No contexto organizacional há dois aspectos principais: manutenção ou resgate da práxis desenvolvimentista e contradições correspondentes em uma organização pública de desenvolvimento que protagoniza pressões gerencialistas e ataques neoliberais a desenvolvimentismos de estado em países e sociedades do Sul Global classificadas como ‘emergentes’. No contexto do indivíduos, dinâmicas de conformidade-resistência evidenciaram a decrescente capacidade geo-política de auto-organização via AD para acomodação transformacional de papéis impostos ao banco e às políticas públicas para desenvolvimento.
Sociedades e corpos sulistas situados tanto no Norte quanto no Sul geográficos também produziram e continuam produzindo e regenerando ideias e modos de conhecer-fazer-viver em ‘desenvolvimento’ (Cooke e Faria, 2013; Saldaña-Portillo, 2003) e, teorias-práticas em “AD” correspondentes informadas por diversas modalidades da práxis decolonial de cumplicidade subversiva (Grosfoguel, 1996; 2005) que tanto reproduzem quanto desafiam modelos hegemônicos que promovem subdesenvolvimento, elitismo, racismo, sexismo, dentre outras dimensões da colonialidade/modernidade Eurocêntrica.
Esta pesquisa-ação foi elaborada por meio de co-criação de processos e resultados (Peters & Robinson, 1984; Reason & Bradbury, 2001; Reason & Torbert, 2001; Antonacopoulou, 2009) e segue em curso desde 2014. Os ‘dados’, tidos como resultados epistêmico-empíricos, foram obtidos de duas maneiras: em reuniões dentro e fora da organização focal, com os pesquisadores atuando tanto como participantes como observadores das discussões; em entrevistas semi-estruturadas com membros de diversos níveis hierárquicos da organização focal.
A análise destaca dinâmicas de conformidade-resistência vividas por participantes e acadêmicos em um contexto da ascensão simultânea da contra-revolução gerencialista comandada pelo Norte Global estadunidense e de emergência-reexistência sulista de organizações do desenvolvimento hibridistas. Os desdobramentos do programa de action learning e da abordagem de action research se apresentam como expressões transmodernas de co-construção de alternativas em sociedades desenvolvimentistas sulistas.
Esse programa academia-organização encoraja participantes e acadêmicos que ensinam, pesquisam e praticam administração a se engajarem em dinâmicas de co-criação coletiva de conhecimento e modos de conhecer-fazer, por meio de de (hiper-)reflexões críticas e não-críticas sobre conhecimento e práticas de AD. No campo da AD, estas práticas não necessariamente conduzem a melhores organizações nem a melhores gestores, mas desestabilizam e reforçam as dinâmicas de conformidade-resistência mais amplas informadas pela práxis da conformidade subversiva.
Cooke, B., & Faria, A. (2013). Development, Management and North Atlantic Imperialism: For Eduardo Ibarra Colado. Cadernos Ebape. Br, 11(2), I-XV. Faveret, P. (2017). Change and continuity at Brazilian development bank. In: Murphy, Jonathan. & Jammaulamadaka, N. (Eds). Governance, resistance and the post-colonial state: management and state building social movements. New York : Routledge Grosfoguel, R. (1996). From Cepalismo to neoliberalism: A world-systems approach to conceptual shifts in Latin America. Review (Fernand Braudel Center), 131-154.