Resumo

Título do Artigo

Qualidade da Informação Contábil: O que nos conta a História e o Cinema?
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Qualidade da informação contábil
Pesquisa histórica em Contabilidade
Contabilidade de Clubes de Cinema

Área

Finanças

Tema

Contabilidade para usuários internos

Autores

Nome
1 - Nid Dutra D´Amorim Junior
Escola de Administração da UFBA - Administração
2 - Laerson Morais Silva Lopes
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) - Núcleo de Pós-Graduação em Administração

Reumo

Este trabalho, com abordagem histórica e crítica, resgatou dados sobre a distribuição e exibição do cinema da Bahia, inclusive dados contábeis do Clube de Cinema da Bahia (CCB), entre o período de 1950 a 1955. O CCB é uma organização da sociedade civil (OSC), um tipo que de organização que não é, normalmente, considerado como referência em práticas de contabilidade. Mas, mesmo sendo o CCB uma OSC, pouco ou nada regulada em termos de normas contábeis, esta optou por fazer registros mensais e anuais de “suas contabilidades”, conforme documentos históricos acessados nesta pesquisa.
Em grande parte das OSCs brasileiras, os profissionais da Contabilidade são tidos apenas como cumpridores de obrigações fisco-legais. Assim, essa opção em manter os registros contábeis regulares nos faz refletir sobre a postulação da Contabilidade num lugar diferenciado: de provimento de informação, fidedigna, para a tomada de decisões. Deste modo, a questão de pesquisa é se podem esses documentos contábeis, junto com os outros documentos históricos, nos revelar uma essência da informação contábil, que pouco se revela nos tempos atuais: de instrumento de controle e de tomada de decisão.
Para Moura et al. (2017, p. 330) “ao apresentar informações de qualidade, a contabilidade proporcionará uma base útil para a tomada de decisão de diversificados usuários”. Essa informação precisa “representar de forma fidedigna a essência dos fenômenos que pretendem representar” (CPC, 2019, p. 10). Contudo, esse processo é influenciado por diversos fatores internos e externos (MOURA et al. (2017), que não podem ser captados apenas via instrumentos quantitativos. Desse modo, se faz necessário recorrer a abordagens multiparadigmáticas na pesquisa em contabilidade (HOMERO JÚNIOR, 2017b).
Esta é uma pesquisa qualitativa e histórica (SAMPIERI, COLLADO e LUCIO; 2013) sobre a contabilidade do CCB, com coleta de dados em periódicos da época, registro de empresas e acervo de organizações, que se deu basicamente em três bibliotecas locais. Foram encontrados 46 documentos contábeis inéditos, tratados em Excel e apresentados com análises comparativas, complementada com análise do conteúdo de outros documentos históricos (de entrevistas, publicações em jornais e outros) para compreender a atuação da organização e os fatores internos e externos que influenciam as informações contábeis.
Demonstrou-se a relação entre a realidade vivida pelo CCB e os resultados apresentados nos relatórios contábeis, o que nos permite refletir sobre dois importantes aspectos: (1) que a informação contábil evidenciada representa de forma fidedigna a realidade econômico-financeira da organização, indicativo da qualidade desta informação; (2) que tal informação era utilizada pela organização, como se preceitua nas normas e princípios da contabilidade, com um instrumento de apoio para a tomada de decisão, não sendo relatórios que visavam apenas cumprir exigências normativas.
Observamos que os resultados demonstrados nos relatórios contábeis representam de forma fidedigna o cenário observado na organização, de modo que os relatórios contábeis tenham servido nesta organização tanto para fins de controle quanto para a tomada de decisão, a exemplo do que vimos entre o quarto e quinto período, em que o resultado de prejuízo no primeiro pode ter sido um elemento considerado pela gestão para fins de redução das despesas bem como para a decisão de promover investimentos em campanhas de busca por novos associados (buscando a ampliação das receitas com mensalidades).
AUTOR 01. TÍTULO: _____. Tese de Doutorado, 2020. CCB (abr. 1951). Estatuto do Clube de Cinema da Bahia. Salvador, Bahia. 28 abril 1951. 4 páginas. CCB [195-?]. Relação de Sócios do Clube de Cinema da Bahia. Documento datilografado por Walter da Silveira. Salvador, Bahia. Sem data. 38 páginas. HOMERO JR, P. F. A constituição do campo científico e a baixa diversidade da pesquisa contábil brasileira. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC), 2017b. LEITE, D. de O. Entrevista cedida a AUTOR 01, Salvador, Bahia, em 10 janeiro 2017a. Arquivo de treze p. s formatado no MS Word