Resumo

Título do Artigo

CARACTERÍSTICAS SOCIOECONÔMICAS E DEMOGRÁFICAS E APOSENTADORIA: UM ESTUDO DESCRITIVO
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Planejamento
Aposentadoria
Finanças Pessoais

Área

Finanças

Tema

Gestão Financeira

Autores

Nome
1 - Lais Francisca de Souza
CENTRO UNIVERSITÁRIO ÁLVARES PENTEADO (FECAP) - Liberdade
2 - VINICIUS AUGUSTO BRUNASSI SILVA
CENTRO UNIVERSITÁRIO ÁLVARES PENTEADO (FECAP) - Liberdade

Reumo

O artigo faz análise dos indivíduos a respeito da aposentaria, relacionando características socioeconômicas e demográficas com a percepção das pessoas sobre o planejamento financeiro para a aposentadoria, a fim de aferir quais são as principais características que possuem relação com o planejamento da aposentadoria dos brasileiros. Os dados são aproveitados da pesquisa “Raio X do investidor” realizada pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA), com parceria do Datafolha.
A maior parte da literatura sobre planejamento financeiro enfatiza as divergências entre as variáveis socioeconômicas e demográficas sem foco na aposentadoria, este artigo faz essas relações com ênfase na aposentadoria e com as percepções dos brasileiros. Além disso, devido as alterações na previdência que ocorreram no Brasil as dificuldades podem ser agravadas, por isso o objetivo será encontrar as variáveis socioeconômicas e demográficas que se correlacionam com as percepções dos indivíduos acerca da aposentadoria.
Foi utilizado os estudos de Potrich, Vieira e Kirch (2015) para características socioeconômicas e demográficas que possuem relação com o nível de alfabetização financeira dos indivíduos. Lusardi e Mitchell (2014) estudaram que em diversos países a população possui uma baixa educação financeira servindo como parâmetro para o que acontece no Brasil. Shin, Kim e Heath (2019) fizeram um estudo sobre a poupança destinada a aposentaria nos Estados Unidos e descobriram que está aquém do recomendado. Com base na literatura este artigo avança ao apurar decisões financeiras de longo prazo
Por meio de abordagem estatística, com análises multivariadas, as informações de cada indivíduo, como idade, gênero, ocupação, estado civil, renda e escolaridade são estudadas em conjunto com as demais variáveis sobre aposentadoria. As variáveis que representam as respostas sobre aposentadoria foram classificadas como variáveis binárias na base de dados. Foi investigamos a percepção dos indivíduos a respeito da renda que deverá ser obtida durante sua aposentadoria, a percepção do respondente acerca do padrão de vida que ele espera usufruir durante o período de aposentaria.
Coletivamente, foi possível observar que gênero, idade, ocupação, região, renda e escolaridade foram variáveis que se mostraram relevantes ao estudo. Apesar de haver poucas pesquisas relacionadas ao planejamento da aposentadoria no Brasil, o artigo conseguiu apurar descritivamente quais são as variáveis socioeconômicas e demográficas que se correlacionam com as percepções dos indivíduos acerca da aposentadoria, considerando as especificidades encontradas no Brasil, como, por exemplo, o excesso de dependência governamental.
De forma geral, o estudo concorda com o fundamento teórico escolhido. As divergências entre gênero foram relevantes, em que mulheres são mais despreparadas para lidar com a aposentadoria comparado aos homens. Assim como, quanto menor o nível de escolaridade, menor a predisposição para fazer o planejamento financeiro ou desconsiderar os benefícios governamentais do plano.
LUSARDI, Annamaria; MITCHELL, Olivia S. The economic importance of financial literacy: Theory and evidence. Journal of economic literature, v. 52, n. 1, p. 5-44, 2014. POTRICH, Ani Caroline Grigion; VIEIRA, Kelmara Mendes; KIRCH, Guilherme. Determinantes da alfabetização financeira: Análise da influência de variáveis socioeconômicas e demográficas. Revista Contabilidade & Finanças, v. 26, n. 69, p. 362-377, 2015. SHIN, Serah; KIM, Hyungsoo; HEATH, Claudia J. Narrow Framing and Retirement Savings Decisions. Journal of Consumer Affairs, v. 53, n. 3, p. 975-997, 2019.