Resumo

Título do Artigo

MODELO OU MODELAGEM DE TÓPICOS: UMA INVESTIGAÇÃO BIBLIOMÉTRICA E SOCIOMÉTRICA DE SUA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DIVULGADA NO PERIÓDICO INTERNACIONAL SCIENTOMETRICS
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Topic model / modeling
Journal Scientometrics
Produção científica

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Métodos e Técnicas de Pesquisa

Autores

Nome
1 - Henrique César Melo Ribeiro
Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) - Piauí
2 - Rosany Corrêa
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI) - Campus Parnaíba

Reumo

A bibliometria é uma ferramenta/técnica de pesquisa fundamental para o desenvolvimento de pesquisas voltadas para a exploração da produção científica sobre determinado tema. E a sociometria é possível compreender as relações de colaboração entre os atores envolvidos no processo de produção do conhecimento. Os periódicos científicos são basilares para a divulgação, disseminação e socialização do conhecimento científico em determinada comunidade acadêmica. É possível também usar estes periódicos científicos para identificar o perfil de artigos publicados sobre determinados temas.
Este estudo tem como questão de pesquisa norteadora: Qual o perfil da produção científica e das redes de colaboração do tema Topic Model / Modeling divulgado no journal internacional Scientometrics? E o objetivo foi investigar o perfil da produção científica e das redes de colaboração do tema Topic Model / Modeling divulgado no journal internacional Scientometrics.
O modelo / modelagem de tópicos é uma alternativa para a busca de informações em determinadas coleções de documentos, utilizando para isso de modelos estatísticos para se descobrir tópicos latentes, e, com base nestes, os documentos poder ser organizados ou agrupados conforme os tópicos que os compõem. E um dos modelos de tópicos é o Latent Dirichlet Allocation (LDA). Constata-se que, inicialmente o LDA foi criado para lidar com documentos, mas sua utilização a posteriori se desdobrou para a produção científica por meio da bibliometria, e análise de redes sociais.
Em relação as redes sociais, todas elencadas no referido estudo científico, estas evidenciam a uma baixa densidade e homogeneidade das conexões entre os atores, devido ao fato de o assunto em investigação ainda ser pouco discutido na academia, sob a óptica do journal Scientometrics. Contudo, o tema modelo / modelagem de tópicos, vem conseguindo evoluir, à luz da revista internacional em questão, sobretudo a partir de 2018. É salutar manifestar que o tema investigado pode ser de extrema importância para o alargamento de estudos que versam sobre a avaliação e mensuração da produção científica.
Conclui-se neste estudo, uma visão contemporânea do tema modelo / modelagem de tópicos por meio da divulgação de 50 artigos publicados pelo periódico internacional Scientometrics de 2012 a 2021, contemplando dados, informações, conhecimentos e contribuições que ajudam a entender e compreender como o citado assunto foi enfocado, por meio de sua produção científica e, norteado, mediante suas redes de colaboração, proporcionando assim que, leitores, docentes, estudiosos, pesquisadores iniciantes ou seniors tirem dúvidas, tenham insights, ajudem a difundir e disseminar novos estudos acadêmicos.
PESSOA ARAÚJO, U. et al. Trajetória e estado corrente da sociometria brasileira. Revista Hispana para el Análisis de Redes Sociales, v. 28, n. 2, p. 97-128, 2017. RAVIKUMAR, S.; AGRAHARI, A.; SINGH, S. N. Mapping the intellectual structure of scientometrics: a co-word analysis of the journal Scientometrics (2005–2010). Scientometrics, v. 102, p. 929-955, 2015. RIBEIRO, H. C. M. Analisando a colaboração e produção científica da área ensino e pesquisa em administração e contabilidade. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 25, n. 2, p. 194-222, 2020.