Resumo

Título do Artigo

ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DA CRIAÇÃO DE VALOR COMPARTILHADO (2011/2020)
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Palavras Chave

Criação de Valor Compartilhado
Responsabilidade Social Corporativa
Produção Científica

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Responsabilidade Social Corporativa (RSC)

Autores

Nome
1 - Milena Rodrigues Benevides Teixeira
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - Fortaleza
2 - Sergio Henrique Arruda Cavalcante Forte
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - PPGA
3 - Caroline Cordova Bicudo da Costa
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - Programa de Pós-Graduação em Administração

Reumo

A Criação de Valor Compartilhado (CSV) se caracteriza como um modelo com propostas de redefinir o capitalismo, destacando os objetivos sociais a um nível mais estratégico (Porter & Kramer, 2011). As pesquisas em CSV vêm obtendo reconhecimento entre acadêmicos e empresários (Dembek et al. 2016; Park, 2020), observando-se ainda uma maior pressão sobre as empresas para que contribuam para o desenvolvimento sustentável do mundo. Um estudo bibliométrico fez-se necessário, de forma a ampliar os conhecimentos teóricos e empíricos sobre o conceito.
Esta pesquisa parte da seguinte questão: Como a produção científica da Criação de Valor Compartilhado evoluiu desde a sua apresentação na literatura científica? Em vias de responder essa questão, o objetivo geral desta pesquisa foi avaliar a produção científica da Criação de Valor Compartilhado desde o ano da sua criação, em 2011, até o ano de 2020. Buscou-se, ainda, identificar as principais temáticas abordadas no campo de estudo
A Criação de Valor Compartilhado conta com três níveis que se inter-relacionam, em um processo de reabastecimento e auxílio mútuos (Porter & Kramer, 2011): reconcepção de produtos e mercados, redefinição da produtividade na cadeia de valor e desenvolvimento de clusters locais. A CSV rompe com a terminologia normativa e postulativa da CSR. A CSV demonstra preocupações sociais não como problemas desconectados, mas como oportunidades vinculadas à estratégia de negócios
Este estudo se apoia no conhecimento da bibliometria, prática multidisciplinar que visa um perfil dos registros do conhecimento. Para tanto utilizou-se de bases de dados científicas de forma a localizar as produções nacionais e internacionais da Criação de Valor Compartilhado. Após levantamento de artigos científicos, bem como adoção de critérios de descarte, foram detectadas 150 produções científicas para posterior análise de categorias bibliométricas e, posteriormente, uma análise de similitude.
A CSV pode estar dando lugar à investigações empíricas, bem como se associando à distintas temáticas, que possam discutir o modelo em diferentes realidades organizacionais, indicando que a CSV pode ser compreendida como modelo estratégico sustentável viável e presente em distintas organizações. Os estudos de CSV estão em destaque em meio a pesquisadores nacionais e internacionais, bem como periódicos e IES. Tais estudos obtiveram relevância a partir do número de citações, pois, segundo Garfield (1979), quanto mais mais frequentemente um artigo é citado, maior sua influência no seu campo.
Foram constatados ascensão e prestígio de trabalhos empíricos e teóricos durante a evolução da CSV, ressaltando-se a importância de tais trabalhos à compreensão do funcionamento da CSV enquanto conceito e termo prático, bem como apoio para pesquisas futuras com foco em sustentabilidade empresarial. É sugerida a realização de uma análise sociométrica, por meio de mapeamento de redes, de maneira a examinar em profundidade as interações entre documentos, indivíduos e organizações envolvidos em pesquisas de CSV.
Dembek, K., Singh, P., & Bhakoo, V. (2016). Literature review of shared value: a theoretical concept or a management buzzword? Journal of Business Ethics, 137(2), 231-267 Garfield, E. (1979). Is citation analysis a legitimate evaluation tool?. Scientometrics, 1(4), 359-375 Park, K. O. (2020). How CSV and CSR affect organizational performance: A productive behavior perspective. International journal of environmental research and public health, 17(7), 2556. Porter, M. E., & Kramer, M. R. (2011). Creating shared value. Harvard Business Review, 89(1/2), 62-77.