Resumo

Título do Artigo

USO DE TECNOLOGIA NA CONSTRUÇÃO CIVIL DIANTE DA EXPANSÃO URBANA, SOB A PERSPECTIVA DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL: CENÁRIO ATUAL, OPORTUNIDADES E TENDÊNCIAS
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

tecnologia
expansão urbana
desenvolvimento regional

Área

Gestão da Inovação

Tema

Tecnologia e Sustentabilidade, Inovação e Sociedade

Autores

Nome
1 - André Filipe Mafra de Souza Sartor
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional
2 - Gisela Aparecida Sartor
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - PPGAd - Campus 1
3 - Ivo Marcos Theis
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional

Reumo

Com o avanço das técnicas de construção ao longo de gerações, a expansão urbana acelerou exponencialmente. Nas últimas décadas, um modelo globalizante de cidade passou a predominar na organização dos espaços. A alta velocidade do avanço urbano contrasta com a inércia de alguns órgãos públicos em relação às suas atividades de continuidade, fiscalização e reavaliações das normas. Com o intuito de combater o modelo vigente globalizante da formação de cidades e sua inerente produção de desigualdades, inclui-se a ótica do desenvolvimento regional na metodologia do presente trabalho.
Quais são os efeitos produzidos pelo processo de expansão urbana? Como o modelo vigente globalizante de expansão urbana performa a promoção do desenvolvimento socioambiental de uma região? A nível de planejamento e gestão, como novas tecnologias da construção civil podem auxiliar no controle dos efeitos da expansão urbana? O objetivo deste estudo é explorar exemplos de ferramentas tecnológicas de planejamento e fiscalização do processo de expansão urbana, fornecendo subsídios para a modernização da construção civil na busca de soluções para os problemas encontrados.
Estima-se que, apenas para os países em desenvolvimento, há a previsão de o total de área urbana passar de 300.000 km² em 2000 para 770.000 km² em 2030 e 1.200.000 km² em 2050. Nesse contexto, o desenvolvimento regional serve de perspectiva para analisar os mais diversos efeitos. Referente às tendências tecnológicas, este trabalho analisa tecnologias na construção civil que visam maiores índices de controle, segurança e sustentabilidade, com o foco em melhores planejamento e fiscalização de normas.
Dentre várias de suas atribuições, o Estatuto da Cidade determina a obrigatoriedade das prefeituras de promover, através de lei municipal, o plano diretor. Porém, sua correta aplicação fica comprometida pelo crescente conflito de interesses entre diversos agentes do setor público e privado. Com base no levantamento bibliográfico, foi escolhido o City Information Modeling (CIM) para a destinação do maior foco. Constata-se que essa tecnologia centralizadora tornaria o processo de planejamento e fiscalização muito mais eficiente e transparente. Outras tecnologias adjuntas são também estudadas.
O cenário que rodeia direitos sociais, ambientais, econômicos, civis e políticos só tem piorado nos últimos anos, com uma estimativa de 82,8% dessas políticas em retrocesso. É triste conceber que nosso país foi desarmado ano após ano, justamente precedendo uma pandemia que tirou mais de meio milhão de vidas. Por outro lado, há esforços por parte de grupos nacionais na proposta de soluções. É importante ressaltar que há uma abundância de instrumentos – tecnológicos ou não – que visam o bem-estar social e a preservação ambiental, mas seu uso efeito ainda é relativamente baixo.
A partir de uma revisão bibliográfica, reuniu-se materiais sobre tecnologias na construção civil que visam maiores índices de controle, segurança e sustentabilidade, com o foco em melhores planejamento e fiscalização de normas. A seleção das obras analisadas foi feita com pesquisas em cinco bases de dados: Elsevier, Microsoft Academic, SciELO, Crossref e Google Scholar. Conferindo prioridade a publicações mais recentes e mais citadas, descartou-se resultados que não condizem com o tema do trabalho. O foco foi em BIM (Building Information Modeling), CIM e Verificação automatizada de normas.