Resumo

Título do Artigo

Ambientes de Inovação em Nível Organizacional: Ambiguidades, Enfoques e Convergências
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Ambiente de Inovação
Minnesota Innovation Survey (MIS)
Inovação

Área

Gestão da Inovação

Tema

Redes, Ecossistemas e Ambientes de Inovação

Autores

Nome
1 - Cristiane Jamile Nascimento Costa
EAUFBA - ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DA UFBA - NPGA
2 - Paulo Soares Figueiredo
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) - Escola de Administração
3 - Cristiane Mascarenhas Leite
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) - NPGA
4 - Luiz Claudio Ribeiro Machado
EAUFBA - ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DA UFBA - NPGA

Reumo

Nos estudos sobre inovação em organizações observa-se que ela é um fator central para aumentar a sua competitividade e ampliar a sua longevidade. Neste sentido, a fim de criar valor para o negócio e para os clientes, é importante uma atmosfera favorável, denominada de ambiente de inovação.
No entanto, a identificação dos fatores que compõe esse ambiente de inovação na organização ainda não está consolidada na literatura. Nesta perspectiva, através deste ensaio teórico, propõe-se analisar conceitualmente os fatores que caracterizam o ambiente de inovação em nível organizacional, sob a ótica de diversos autores de referência acadêmica.
Para tanto, foi realizada uma revisão narrativa (ROTHER, 2007), comparando alguns estudos seminais que abordaram o tema do ambiente de inovação aos conceitos-chaves do método do Minnesota Innovation Survey, proposto por Van de Ven, Angle e Poole (2000).
O ambiente de inovação é influenciado por fatores internos e externos. Estes fatores impactam de modo diferenciado a depender da forma como as ideias, pessoas, contexto, transações e resultados são difundidos nas organizações.
Como principal conclusão, tem-se que os modelos conceituais utilizados pelos autores continuam válidos e que o “contexto” tem um fator preponderante no desenvolvimento da inovação nas organizações.
VAN DE VEN, A. H.; ANGLE, H.; POOLE, M. S. Research on the management of innovation: the Minnesota studies. New York: Oxford University Press, 2000.