Resumo

Título do Artigo

AS DIMENSÕES DA SATISFAÇÃO NO CONTEXTO DO TELETRABALHO: UM ENSAIO ACERCA DAS DIMENSÕES QUE IMPACTAM A PERCEPÇÃO DO TELETRABALHADOR
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Palavras Chave

teletrabalho
satisfação
gestão pública

Área

Administração Pública

Tema

Gestão e Inovação em Políticas Públicas

Autores

Nome
1 - Jessica Vitorino Martins
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG) - Faculdade de Administração
2 - Renato Máximo Sátiro
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG) - Gabinete da Reitoria

Reumo

O teletrabalho vem sendo amplamente estudado em suas mais diversas ramificações. No que diz respeito à associação do tema à satisfação do teletrabalhador, verifica-se que os estudos são divergentes em seus resultados. Uma das possíveis razões para esse cenário deve-se à gama de dimensões pelas quais a relação pode ser avaliada, de forma que, com base na literatura é possível evidenciar as cinco principais dimensões e sugerir estudo mais específicos e direcionados.
Partindo do problema de pesquisa apresentado no interim da introdução do trabalho qual seja: “Quais fatores e dimensões estão associados à percepção acerca do teletrabalho?”, parte-se à análise dos objetivos da pesquisa. O objetivo geral do estudo é determinar quais e quantas dimensões são extraídas da literatura que trata da relação entre a satisfação do trabalhador submetido em regime de teletrabalho.
Apesar da notoriedade do tema, poucos estudos tem se dedicado a avaliar a percepção dos servidores públicos em regime de teletrabalho (KWON; JEON, 2020) e a sua motivação com essa modalidade (CAILLIER, 2016). Além disso, uma limitação na análise dessa temática está vinculada ao fato de que o teletrabalho é amplamente realizado sem que haja uma efetiva implementação desse regime por parte das instituições (BAE; KIM, 2016).
As razões que explicam porque algumas experiencias com o teletrabalho geram níveis mais altos de percepção positiva ou negativa do que outras ainda é uma lacuna na literatura (SMITH; PATMOS; PITTS, 2018). As poucas pesquisas realizadas nos últimos anos que estudam o contexto de teletrabalho associado à percepção do teletrabalhador não são homogêneas, de forma que as razões que levam a uma parte dos teletrabalhadores se verem satisfeitos e uma outra parcela se ver insatisfeito com a modalidade ainda requer estudos complementares (BARUCH, 2001).
Com base no estudo, propôs-se cinco dimensões distintas, que podem ou não ser analisadas juntas, sendo elas: saúde, infraestrutura, relação familiar, relação profissional e autoavaliação. Ainda que essa distinção pareça evidente em um primeiro momento, a grande problemática que a engloba vincula-se à impossibilidade de contrastar os resultados que mensurem essa relação.
FERREIRA, Sonia Duarte et al. Valores e satisfação no trabalho dos servidores públicos em uma seccional da Justiça Federal. Revista Eletrônica Gestão & Sociedade, v. 14, n. 38, p. 3608–3631, 2020. GUTIERREZ-DIEZ, Maria del Carmen; AGUILAR, Alma Lilia Sapien; HOWLET, Laura Cristina Pinon. Telework as a Labor Satisfaction Strategy. Findings in Emerging Economies. European Scientific Journal, ESJ, v. 14, n. 22, p. 1, 2018. KORD, Hamed et al. Review and Analysis of Telework Perspective in the Administrative Systems. Dutch Journal of Finance and Management, v. 1, n. 2, p. 1–7, 2019.