Resumo

Título do Artigo

Análise de maturidade em gestão de pessoas: Aplicação do modelo P-CMM em indústrias de Catalão – GO
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

People Capability Maturity Model (P-CMM)
Gestão Estratégica de Pessoas
Nível de Maturidade

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Políticas, Modelos e Práticas de gestão: do tradicional às competências

Autores

Nome
1 - Beatriz Souza de Andrade
Universidade Federal de Catalão - UFCAT - Catalão
2 - Francielih Dorneles Silva
Universidade Federal de Catalão - UFCAT - Centro de Negócios e Gestão
3 - Raquel Santos Soares Menezes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV) - Campus Rio Paranaíba

Reumo

De acordo com Lawler (2004) a área de RH de uma organização “precisa ser capaz de trazer dados e análises para mostrar como as decisões de gestão de capital humano afetam o desempenho organizacional, indo além de demonstrar que a área pode reduzir custos de administração e melhorar a qualidade de serviço".Diante da necessidade da quantificação dos resultados desta área e da busca pela melhoria contínua das organizações como vantagem competitiva e de bem-estar dos seus colaboradores, este trabalho se trata da aplicação do modelo de maturidade People Capability Maturity Model (P-CMM).
Essa pesquisa teve como objetivo determinar o nível de maturidade atual (2021) em gestão de pessoas, por meio do método P-CMM, das indústrias que mais contribuem no ICMS do estado de Goiás localizadas da cidade de Catalão, em que residem multinacionais de diversos ramos, principalmente mineradoras.
O P-CMM trata-se de um modelo multiestágio que tem por objetivo orientar, planejar e mensurar a efetiva aplicação das pessoas nas organizações. Teve sua origem em conceitos e práticas advindos de áreas como a qualidade total, as melhores práticas de gestão de pessoas, o desenvolvimento de competências e a aprendizagem organizacional (SILVEIRA, 2009).A metodologia apresenta 5 estágios, os quais são denominados como níveis de maturidade e evoluem de (i) Inicial, (ii) Repetitivo, (iii) Definido, (iv) Gerenciado e (v) Em otimização (PAULK et al.,1999).
Para coleta de dados, foi aplicado um questionário com o total de 85 questões, sendo 79 do modelo original desenvolvido pelos autores Curtis, Hefley e Miller (2001) e 6 para definição do perfil do colaborador, em que era obrigatório que atuasse na área de recursos humanos. As partes 1 e 2 foram estruturadas por questões de múltipla escolha, já as partes 3 e 4 em escala tipo Likert (1975) de 1 a 5. A amostra contou com 5 indústrias retiradas da última listagem publicada (2018) com as 500 maiores do ICMS – Estado de Goiás pela Secretaria de Estado da Fazenda.
Após o período de coleta, obteve-se 2 respondentes, com a limitação principal da restrição, por parte das organizações quanto a liberação de informações. Após análise quantitativa dos dados obtidos, verificou-se que, apesar de ambas terem mais de mil colaboradores e serem multinacionais, uma foi caracterizada tendo o nível de maturidade máximo (387 pontos), classificado como otimizado, enquanto a segunda atingiu a pontuação do nível 3 (222 pontos), tendo o nível caracterizado como definido, observando-se ainda os pontos a melhorar e de destaque de cada uma.
Verificou-se que na empresa A as práticas de continuidade são completamente implementadas porém,podem haver melhoras no desenvolvimento de competências, incentivando os colaboradores a buscarem por si só desenvolverem ativamente suas competências individuais e os encorajando a desenvolver diferenciais competitivos em suas práticas e atividades,sendo o maior déficit os grupos autônomos de trabalho. Já o resultado da empresa B indicou que, nas práticas de RH,todos os pontos podem ser melhorados, tendo como pontuação máxima somente o ambiente de trabalho e como mínima a divulgação de resultados.
CATALÃO. Assessoria de Comunicação. Prefeitura de Catalão (org.). Catalão é uma das 100 melhores cidades do Brasil para fazer negócios. 2019. CURTIS, Bill; HEFLEY, Bill; MILLER, Sally A. The People Capability Maturity Model: Guidelines for Improving the Workforce. Software Engineering Institute - SEI, 2009. SILVEIRA, Victor Natanael Schwetter. Os modelos multiestágios de maturidade: um breve relato de sua história, sua difusão e sua aplicação na gestão de pessoas por meio do people capability maturity model (P-CMM). Revista de Administração Contemporânea, v. 13, n. 2, p. 228-246, jun. 2009.