Resumo

Título do Artigo

A CONSCIÊNCIA DO VIÉS INCONSCIENTE: mudanças nos Processos Seletivos para Jovens Profissionais e Soft Skills como elemento de destaque
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Palavras Chave

viés inconsciente
Processos Seletivos
Soft Skills

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Políticas, Modelos e Práticas de gestão: do tradicional às competências

Autores

Nome
1 - ISABELA MOTTA ZAIA
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SÃO PAULO (FGV-EAESP) - EAESP
2 - Roseli Morena Porto
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SÃO PAULO (FGV-EAESP) - 9 de julho
3 - Marília Thomaz Ayres
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SÃO PAULO (FGV-EAESP) - EAESP

Reumo

É inegável que a diversidade é uma das pautas mais importantes, discutidas e estudadas na área de Gestão, tanto pela academia quanto pelas empresas. Entretanto, pouco se relaciona a busca pela diversidade com a tomada de consciência dos padrões mentais estabelecidos pela sociedade, o chamado viés inconsciente. Os estudos de Schneider (1987), Bagues e Perez-Villadoniga (2012), e Rynes et al. (2003) sugerem que profissionais vão sofrer influência de um viés inconsciente na escolha de contratação, direcionando suas escolhas para profissionais que sejam similares a eles mesmos em algum quesito.
O artigo parte do problema de pesquisa: “Como as empresas podem reduzir o viés inconsciente dos recrutadores em seus processos seletivos?”. O objetivo é identificar as medidas adotadas e as adaptações em seus processos de recrutamento e seleção com o intuito de obter maior assertividade na avaliação das habilidades interpessoais, as chamadas soft skills de jovens profissionais, o que também pode contribuir para a promoção da diversidade na organização.
Viés explícito, Viés inconsciente (BLACK; CONNOR, 2020, SEGAL, 2017) e Viés de confirmação (SINDIK, 2014) / Processos de recrutamento, seleção e contratação (JONES, 2018) / Similar-to-me skills effect (BAGUES; PEREZ-VILLADONIGA, 2012, BENDICK JR; NUNES, 2012) / Soft skills e ingresso no mercado de trabalho (DELONG; ELBECK, 2018).
A pesquisa possui caráter qualitativo, para a qual foi utilizada a técnica de entrevistas em profundidade realizada com 5 profissionais da área de RH que participam ativamente de processos de recrutamento e seleção, e já atuaram como consultoras, tendo uma visão ampla de processos seletivos de diferentes empresas e segmentos. Foi elaborado um roteiro estruturado, composto por perguntas sobre importância das soft skills, processos seletivos e viés inconsciente e, totalizando vinte e cinco questões, com espaço livre para comentários gerais relacionados aos temas no final da entrevista.
São apresentados quadros e/ou trechos das falas das entrevistadas, selecionados por sua relevância para fornecer insights ou ilustrar aspectos identificados na revisão da literatura. As respostas foram comparadas entre si, e com a base teórica, separadas na análise em três itens: (1) De Soft skills para Job skills (a importância das habilidades comportamentais no início da carreira e na trajetória profissional), (2) Mudanças nos processos seletivos (diversidade, competências avaliadas e tecnologia) e (3) identificação do viés inconsciente e sua importância no processo seletivo.
O estudo traz indícios de que os processos seletivos estão sendo adaptados para possibilitar um maior foco na avaliação de soft skills, o que também leva ao aumento da diversidade nas organizações. Estas mudanças incluem a redução do foco na análise curricular (nome da instituição de ensino, curso de graduação, idiomas) diretamente relacionados a hard skills dos candidatos e podem ser gatilhos de vieses inconscientes dos recrutadores que devem identificá-los para que suas escolhas não distanciem dos objetivos da organização.
DELONG; ELBECK. An exploratory study of the influence of soft and hard skills on entry level marketing position interviews. Marketing Education Review, 2018. JONES, M. et al. The hard truth about soft skills. College Student Journal, 2017. BAGUES; PEREZ-VILLADONIGA. Do recruiters prefer applicants with similar skills? J of Economic Behavior & Org, 2012. BENDICK JR; NUNES. Developing the research basis for controlling bias in hiring. J of Social Issues, 2012. BLACK; CONNOR. The what, why and how of addressing workplace implicit bias. The Indiana Lawyer. 2020