Resumo

Título do Artigo

Instrumentos de Mensuração de Governança Pública
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Governança Pública
Instrumentos de Mensuração
Indicadores

Área

Administração Pública

Tema

Gestão Organizacional: Governança, Planejamento, Recursos Humanos e Capacidades

Autores

Nome
1 - Nubiana de Lima Irmão Pedruzzi
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR) - PPGA
2 - Osmar Siena
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR) - Mestrado em Administração
3 - Erasmo Moreira de Carvalho
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR) - Porto Velho

Reumo

A mensuração de práticas de governança por meio de indicadores possibilita o estabelecimento de um padrão normativo, a partir do qual é possível estabelecer um diagnóstico para subsidiar a formulação e a avaliação de políticas públicas. Assim, a adoção de indicadores se justifica diante da necessidade de aumentar a transparência da gestão e facilitar o diálogo entre os mais diversos grupos sociais organizados. Portanto, os indicadores tornam-se importantes ferramentas gerenciais, que atuam como um instrumento fundamental para a fiscalização, controle e acompanhamento das práticas públicas.
O Artigo objetiva identificar quais são os indicadores/índices de governança pública relatados na literatura acadêmica, buscando contribuir com o mapeamento e identificação de instrumentos de avaliação de governança. Nesta perspectiva, este artigo objetiva identificar quais são os indicadores/índices de governança pública relatados na literatura acadêmica, buscando contribuir com o mapeamento e identificação de instrumentos de avaliação de governança pública em âmbito nacional e mundial.
A pesquisa trata-se de revisão sistemática da literatura, que permite mapear o conhecimento sobre uma questão específica. O método torna possível a aplicação de estratégia pré-planejada e abrangente para localizar, analisar, avaliar e sintetizar pesquisas referente a determinada temática, permitindo a construção de conhecimento referente ao que é conhecido sobre o tema (SAUNDERS; LEWIS; THORNHILL, 2016). As revisões sistemáticas se diferem das revisões tradicionais pela utilização de métodos explícitos para identificar, selecionar e e avaliar pesquisas relevantes (MOHER et al., 2009).
Os resultados desta pesquisa demonstram que o tema indicadores de governança ainda se encontra em construção, principalmente nas academias brasileiras, e a discussão aqui empregada, traz contribuições para construção de conhecimento para este campo e subsídio para avanços relacionados à estruturação de instrumentos de mensuração da governança que se adeque ao cenário avaliado.
A pesquisa proporcionou a divulgação de indicadores desconhecidos em âmbito nacional e que podem contribuir com a evolução de índices/indicadores elaborados por instituições brasileiras para avaliação de governança, ou para a criação de índices/indicadores para avaliação de governança em regiões específicas, não contempladas pelos instrumentos de mensuração existentes. sugere-se como abordagem para novos estudos, a análise criteriosa de cada instrumento identificado, visando identificar o grau de importância despendido a dimensões voltadas à democracia e desenvolvimento social.
BUDURU, Bogdan; A PAL, Leslie. The globalized state: Measuring and monitoring governance. European Journal of Cultural Studies, v. 13, n. 4, p. 511-530, out., 2010. https://doi.org/10.1177/1367549410377144. ERKKILÄ, Tero; PIIRONEN, Ossi. (De) Politicizing Good Governance: the World Bank Institute, the OECD and the politics of governance indicators. Innovation The European Journal of Social Science Research, v. 27, n. 4, p. 344-360, dez., 2014. https://doi.org/10.1080/13511610.2013.850020. GISSELQUIST, Rachel M. Developing and evaluating governance indexes: 10 questions.