Resumo

Título do Artigo

EXPLORANDO O EFEITO DA AÇÃO AFIRMATIVA NA ADMISSÃO DO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Ação afirmativa
Evasão
Acesso ao ensino

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Carreiras

Autores

Nome
1 - Adrienne Oliveira Mota
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM) - Manaus
2 - Jonas Fernando Petry
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM) - Faculdade de Estudos Sociais - FES - Manaus
3 - Antônio Giovanni Figliuolo Uchôa
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM) - Departamento de Administração

Reumo

A realidade do acesso ao ensino superior na Universidade Federal do Amazonas – UFAM mudou na última década com a implementação da Lei de Cotas em 2012, uma ação afirmativa que visa à ampliação de acesso a jovens oriundos de escolas públicas ao ensino superior, no entanto pouca atenção tem sido empenhada na permanência e na evasão desses jovens. Assim, este estudo tem como objetivo investigar as causas da evasão dos alunos favorecidos pelas políticas de ação afirmativa na UFAM desde a sua implementação.
A implementação de ação afirmativa ainda é recente no Brasil. A maioria dos estudos tem focado na criação de oportunidades igualitárias no acesso às universidades, pouca atenção tem sido empenhada na permanência e na evasão dos estudantes favorecidos pela ação afirmativa. Com isso, a seguinte pergunta é estabelecida: em que medida as ações tomadas pela universidade para garantir o acesso de estudantes pertencentes a grupos desfavorecidos tem sido eficaz para garantir a permanência e a formação em um curso universitário?
Políticas de ação afirmativa têm ocorrido com mais frequência em sociedades internamente heterogêneas marcadas por profundas divisões etno-culturais, nas quais uma comunidade étnica costuma dominar o resto. Superar as desigualdades e os preconceitos segmentares arraigados nesses países multiétnicos que testemunharam, ao longo dos anos, a cimentação de vantagens e privilégios entre certos grupos étnicos tem sido o objetivo principal das políticas de ação afirmativa (PREMDAS, 2016).
A pesquisa é do tipo exploratória, descritiva e explicativa. Com procedimentos de coleta de estudo de caso de natureza qualitativa com aplicação de questionário semiestruturado. O instrumento de pesquisa utilizado para a coleta de dados foi um questionário semiestruturado dividido em seções com 49 perguntas, sendo 10 abertas, as quais foram definidas com base nas principais causas de evasão levantadas por Barroso e Falcão (2004), Vanz et al. (2016) e Silva (2019). Para a análise dos dados, foi utilizado o software de mapeamento estatístico IRAMUTEQ.
Os resultados sugerem que a evasão acadêmica dos alunos cotistas não ocorre somente por motivos acadêmicos, as principais causas parecem estar relacionadas a fatores externos, como questões financeiras, incompatibilidade de horário, jornada de trabalho para sustento próprio ou para atender obrigações familiares. Nossas conclusões apontam que os estudantes apresentam um acúmulo de questões que desencadeiam em fatores psicológicos associados a uma jornada exaustiva que resulta na desmotivação e abandono.
A evasão acadêmica dos cotistas não ocorre somente por motivos acadêmicos, reprovações ou falta de ajustamento com o ambiente universitário, sendo que a maior parte dos estudantes avaliou como positiva a experiência acadêmica. As causas para a evasão parecem estar relacionadas a fatores externos, dos quais se destacam problemas financeiros associados à necessidade de trabalhar, seja em razão de uma oportunidade de crescimento profissional, seja pela incompatibilidade de horário entre trabalho/estágio e universidade, pela necessidade de trabalhar para a subsistência ou por obrigações familiares
ALAMRI, F. M. How Professors at King Saud University, Who Have Previously Studied in the United States, Perceive The Role of Affirmative Action in Saudi Government Universities. Tese de Doutorado , Saint Louis University, p. 24, 2016. BARROSO, M. F.; FALCÃO, E. Evasão universitária: o caso do Instituto de Física da UFRJ. XI Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Física, v. 9, p. 1-14, 2004. BERNARDINHO-COSTA, J.; BLACKMAN, A. E. D. C. Affirmative action in Brazil and biulding an anti-racist university. Race Ethniciy and Education, v. 20, n. 3, p. 372-384, 2017.