Resumo

Título do Artigo

O PROTAGONISMO DO ATOR SOCIAL NA INOVAÇÃO SOCIAL
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

inovação social como processo
protagonismo do ator social
estágios de inovação social

Área

Gestão da Inovação

Tema

Tecnologia e Sustentabilidade, Inovação e Sociedade

Autores

Nome
1 - FILIPE FREITAS DE LIMA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Recife
2 - Carla Regina Pasa Gómez
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Programa de Pós-graduação em Administração

Reumo

Os atores na inovação social (IS) são aqueles que dão forma às iniciativas. Eles podem ser organizacionais, institucionais ou sociais e são os responsáveis por modelar o percurso da inovação social levando-a até a sua expansão, desenvolvimento sistêmico ou ao seu declínio e desaparecimento. Portanto, entender o papel desses atores é fundamental para a ascensão do movimento da inovação social; compreensão das características e dinâmicas da gestão dessas iniciativas; e as dificuldades e barreiras do envolvimento e engajamento deles nos diferentes estágios de criação e desenvolvimento da IS.
Este trabalho lança olhares sobre formas de abordagem do ator individual em iniciativas que buscam soluções para às necessidades sociais não satisfeitas por outros atores, como o governo e o mercado, considerando-se inclusive que o aumento da busca por mudanças sociais é consequência da falta de interesse e ineficiência destes dois últimos atores em resposta a natureza crescente e mutável dos desafios sociais. Portanto, este estudo propõe-se a analisar as formas de atuação do ator social individual no processo de criação e desenvolvimento de uma iniciativa socialmente inovadora.
Murray et al. (2010) sugerem que iniciativas de IS começam a partir da percepção de avisos ou de inspirações que dão origem a ideias, que são testadas e ajustadas à luz da experiência, para que em seguida possam ser sustentadas e assim alcançar potencial para escalabilidade e talvez para promoção de mudanças sistêmicas. Já as perspectivas apresentadas por Herrera (2016) indicam que para que haja um impacto duradouro é preciso que existam pontes entre as divisões sociais, esquemas de crescimento inclusivo e ações colaborativas, e uma liderança transformadora por parte dos diferentes atores.
Este estudo coaduna com as características da abordagem qualitativa de pesquisa, do tipo exploratória-descritiva, desenvolvida segundo o método de investigação do estudo de caso único, no qual foram incorporadas características da abordagem de investigação longitudinal. Para coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 7 sujeitos entre os dias 21/08/2020 a 31/08/2020, tendo em média 1h30min cada entrevista. Os dados coletados foram analisados de acordo com a técnica da análise de conteúdo sugerida por Bardin (1993).
Os dados apresentados sobre o processo de ideação e desenvolvimento da inovação social seguem os princípios do modelo de Murray et al (2010) assim como de Herrera (2016) pois percebe-se que a iniciativa foi capaz de desenvolver uma compreensão compartilhada da situação atual para co-criar soluções buscando envolver diferentes e novos atores no processo para a consolidação de um plano de implementação proporcionando o compartilhamento de uma visão para o futuro das ações de inovação social com vistas à transformação social.
O processo da atuação dos atores para o alcance de melhorias socioambientais evidencia o papel da liderança e protagonismo do ator social da inovação social na construção de pontes entre as divisões sociais. Foi possível perceber alguns aspectos que traduzem a importância da atuação dos indivíduos em iniciativas de inovação social. No entanto, incidem fatores inibidores como as dificuldades para formação de alianças com os demais atores ou agentes de inovação.
ANDRÉ, I.; ABREU, A. Dimensões e espaços da inovação social. Finisterra: Revista portuguesa de geografia, v. 41, n. 81, p. 121-141, 2007. HERRERA, M. E. B. Social innovation for bridging societal divides: Process or leader? A qualitative comparative analysis. Journal of Business Research, Volume 69, Issue 11, 2016, pp. 5241-5247, https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2016.04.119. MURRAY, R; CAULIER-GRICE, J.; MULGAN, G. The open book of social innovation. Social Innovator Series. London: NESTA, 2010.