Resumo

Título do Artigo

CULTURA ORGANIZACIONAL: VALORES ORGANIZACIONAIS EM FUSÕES E AQUISIÇÕES
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Fusões e Aquisições
Cultura Organizacional
Valores organizacionais

Área

Artigos Aplicados

Tema

Estratégia

Autores

Nome
1 - Marcio José Rocha e Silva
Fundação Instituto de Administração - FIA - São Paulo
2 - Elza Fátima Rosa Veloso
FACULDADE FIA DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS (FFIA) - Mestrado Profissional em Gestão de Negócios

Reumo

Este estudo analisa a cultura organizacional de uma empresa multinacional em contexto de fusão e aquisição, a partir da perspectiva da subsidiária do Brasil, e através da percepção dos colaboradores dos dois legados organizacionais envolvidos na operação, durante o processo de integração, considerando a dimensão axiológica com os valores humanos e organizacionais de Schwartz (2005), tendo como resultados percepções semelhantes nos dois legados organizacionais que indicam a priorização de valores como confiança e colaboração como meios de se criar um ambiente estável para a mudança.
O legado A, a Bayer do Brasil, tem atuação global no setor de agronegócios antes do processo de F&A que este estudo se concentra, um volume de negócios de cerca de € 40,2 bilhões. O legado B, Monsanto, é uma empresa multinacional de agricultura e biotecnologia sediada nos Estados Unidos e é a líder mundial na produção do herbicida glifosato. É também, o produtor líder de sementes geneticamente modificadas, respondendo por 70% a 100% do market share para variadas culturas.
A organização estudada vive um processo de aquisição, em sua natureza jurídica, mas que adquire caráter de fusão durante a integração das duas organizações, considerando que a finalidade da organização adquirente vai além de simplesmente absorver a operação da organização adquirida, incorporando também suas expertises e tecnologias. A cultura organizacional é um elemento essencial para o sucesso desse processo e a harmonização de valores organizacionais entre os dois legados é uma das estratégias para se criar uma nova organização.
De natureza aplicada, por ter o objetivo de utilizar dos conhecimentos desenvolvidos durante a pesquisa para resolução de problemas específicos da gestão organizacional; de abordagem quantitativa, uma vez que considera a mensuração e a interpretação dos resultados para os seus fins, com a coleta de dados e a estruturação prévia das possibilidades de resultados; de objetivos descritivos e exploratórios, pesquisando tanto as características do fenômeno pesquisado quanto conhecendo melhor seus aspectos específicos; e de procedimentos técnicos com base em survey on line.
Como “Opção 1”, os respondentes elegeram em primeiro lugar o valor Confiança (58% das escolhas), o valor Colaboração em segundo lugar (20% das escolhas) e o valor Foco no cliente como terceiro lugar (16% das escolhas). Confiança e Colaboração, como sendo as primeiras escolhas em todas as possibilidades apresentadas no ranking de Valores de Schwartz, sugerem que em meio às mudanças causadas pelo processo de F&A, os colaboradores, independente do seu legado, buscam parcerias e relações de transparência por perceberem que seu espaço está ameaçado pela chegada de outros.
Este estudo apresenta uma perspectiva pouco explorada que é a análise da experiência de F&A pela perspectiva de uma subsidiária localizada no Brasil que não é o país de origem ou da localização da matriz nem da organização adquirente nem da organização adquirida. Trata-se da análise da cultura organizacional durante um processo de F&A no qual uma organização estrangeira europeia adquire uma organização estrangeira norte-americana, pela perspectiva de uma subsidiária no Brasil. Neste contexto que o tema surge como uma possibilidade de contribuição efetiva para organizações e meio acadêmico.