Resumo

Título do Artigo

A CAPACIDADE DE INOVAÇÃO FRUGAL NAS EMPRESAS BRASILEIRAS
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Palavras Chave

Capacidade de inovação
Inovação frugal
Empresas Brasileiras

Área

Gestão da Inovação

Tema

Tecnologia e Sustentabilidade, Inovação e Sociedade

Autores

Nome
1 - Cleber da Costa Webber
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - Porto Alegre
2 - Jessica Morais Candido
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - Porto Alegre
3 - Daniel Pedro Puffal
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - Programa de Pós-Graduação em Administração

Reumo

A inovação frugal surgiu em países com grande escassez de recursos e vem ganhando importância nos países em desenvolvimento, como é o caso das empresas brasileiras. Este tipo de inovação é caracterizado por proporcionar desenvolvimento regional, empoderamento feminino, inclusão e novos empregos, através do desenvolvimento de novos produtos, novos mercados e fortalecimento da economia local de forma sustentável. Neste sentido, é relevante compreender quais as capacidades são necessárias para que as empresas possam atender uma base de clientes hoje negligenciada pela maioria das empresas.
O presente artigo tem como objetivo verificar a influência das capacidades de inovação no modelo da inovação frugal, pesquisando as empresas da região sul do Brasil. De forma mais específica, o artigo buscou identificar as capacidades de inovação, identificar os aspectos ou dimensões da inovação frugal e mensurar a influência das capacidades de inovação na geração de inovação frugal nas empresas da região sul do Brasil.
De maneira geral, a inovação frugal se preocupa em como gerar valor, preservando os recursos, sendo sustentável ao longo do tempo e melhorando o ambiente onde é aplicada, sendo significativamente mais baratas e suficiente para atender necessidades de clientes com escassez de recursos (HOSSAIN et al., 2016). Os aspectos das capacidades de inovação que possibilitam a realização da inovação frugal, são explicados pelo modelo desenvolvido por Zawislak et al. (2012) e validado por Alves et al. (2017), que dividem a capacidade de inovação em duas dimensões: as capacidades tecnológicas e gerenciais.
Foi realizada uma survey com proprietários e gestores de 55 empresas da região Sul do Brasil. Para mensuras as capacidades de inovação foi utilizado o questionário validado de Alves et al. (2017), tendo como base o modelo de Zawislak et al. (2012). Para a inovação frugal foi utilizado o questionário validado por Rossetto et al (2017). A análise dos dados foi realizada através de regressão linear.
Os resultados demonstraram que o desenvolvimento das capacidades de inovação exerce influência positiva na geração de inovação frugal nas empresas pesquisadas. Tanto as capacidades tecnológicas, quanto às capacidades gerenciais de inovação, apresentaram influência positiva na inovação frugal, entretanto, cabe ressaltar que a utilização do conjunto das capacidades de inovação demonstrou ser o modelo mais adequado.
A comprovação da importância das capacidades de inovação, para a geração de inovação frugal representa um avanço nos estudos sobre essa forma de inovação, visto que em muitos casos esta é gerada por iniciativa das empresas e não através de políticas públicas, gerando valor para os clientes e para a sociedade em geral (HOSSAIN, 2021). A identificação do nível das capacidades de inovação pode ser considerado como um fator primordial para que seja possível desenvolver novos produtos, serviços ou novos modelos de negócios com base na inovação frugal.
HOSSAIN, M.; SIMULA, H.; HALME, M. Can frugal go global? Diffusion patterns of frugal innovations. Technology in Society, v. 46, p. 132-139, 2016. ROSSETTO, D.E.; et al. A new scale for measuring frugal innovation: the first stage of development of a measurement tool, VI SINGEP – International Symposium on Project Management, Innovation, and Sustainability, Vol. 6, pp. 1-16, 2017. ZAWISLAK, et al. Innovation capability: From technology development to transaction capability. Journal of technology management & innovation, 7(2), 14-27. 2012.