Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE MULTINÍVEL DA DIVULGAÇÃO SOBRE EQUIDADE DE GÊNERO
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Palavras Chave

Equidade de gênero
Análise multinível
Responsabilidade Social Corporativa

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Responsabilidade Social Corporativa (RSC)

Autores

Nome
1 - Manuel Salgueiro Rodrigues Júnior
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - Centro de Estudos Sociais Aplicados - CESA
2 - Marcelle Colares Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - FEAAC/DC/PPAC
3 - MARÍA BELÉN LOZANO GARCÍA
Universidad de Salamanca - Faculdad de Economía y Empresa

Reumo

Os estudos a respeito de divulgação de ações de equidade de gênero são escassos e nenhum trata, de forma conjugada, da influência multinível das características do nível macro, médio e micro. É possível observar esta abordagem na análise da divulgação de Responsabilidade Social Empresarial (RSE), e que há divergências quanto a preponderância de um dos níveis. A equidade de gênero está inserida em diversas iniciativas de RSE e a tendência é que a promoção da justiça nas oportunidades entre homens e mulheres cresça na agenda das ações sociais.
A partir da lacuna de pesquisas sobre equidade de gênero associando fatores multiníveis, esta pesquisa tem por objetivo investigar, de forma conjugada, a influência das características da empresa (nível micro), do setor (nível médio) e do país no qual a empresa está sediada (nível macro) na divulgação sobre equidade de gênero. Portanto, busca-se responder a seguinte questão de pesquisa: qual a influência das características da empresa (nível micro), do setor (nível médio) e do país (nível macro) na divulgação de ações de Responsabilidade Social Empresarial relativas à equidade de gênero?
A equidade de gênero, no ambiente empresarial, consiste em justiça nas oportunidades de trabalho, em ações voltadas para o bem-estar no ambiente de trabalho e na forma pela qual a empresa interage com o seu entorno (cadeia de suprimentos e comunidade) para favorecer a ausência de discriminação de gênero. Sendo assim, existem ações tanto no ambiente interno quanto no ambiente externo da empresa. Estas ações podem ser influenciadas por características da empresa (nível micro), do setor (nível médio) e do país sede da empresa (nível macro ou país), podendo haver a prevalência de um destes níveis.
Foram colhidas informações de 3.726 empresas referentes a 10 anos. Para mensurar o nível de divulgação de informações sobre ações empresariais voltadas a equidade de gênero, foram colhidos dados sobre indicadores selecionados relativos a postura das empresas no tocante a questões de gênero, disponíveis na base de dados da Thompson Reuters. As variáveis explicativas contemplaram aspectos do SNN (nível macro), setor econômico (nível médio) e características da empresa (nível micro). O tratamento estatístico usou a análise multinível com base no Modelo Hierárquico Linear.
As variáveis que mais influenciaram a divulgação sobre gênero foram as características da empresa, explicando aproximadamente 40% das variações. As características do país contribuíram com 15% e as do setor não são estatisticamente significantes. Porém, existem peculiaridades regionais que devem ser consideradas. Nas empresas da América do Norte, a capacidade de compreensão do fenômeno não aumentou, não sendo recomendável adotar análise multinível nesse caso. Nas empresas da Ásia, a capacidade de explicação foi menor, mas suficiente para não desconsiderar o uso da análise hierárquica de dados.
O resultado dá suporte à hipótese da pesquisa, cuja expectativa era de que as características da firma (nível micro) preponderam ao influenciar a divulgação sobre gênero. Porém, as características dos países também impactam e devem ser ponderadas. Ressalte-se que peculiaridades regionais precisam ser consideradas, logo, devem ser evitadas medidas demasiadamente genéricas, pois não funcionam da mesma forma globalmente. Outras variáveis, tais como: variedades de capitalismos, índices de corrupção, oferta igualitária de educação, são aspectos pertinentes e ainda não explorados na literatura.
Aguilera, R. V., Rupp, D. E., Williams, C. A., & Ganapathi, J. (2007). Putting the S back in corporate social responsibility: a multilevel theory of social change in organizations. Academy of Management Review. 32(3), 836-863. Whitley, R. (2003). How national are business systems? The role of different state types and complementary institutions in constructing homogenous systems of economic coordination and control. Workshop on National Business Systems in the New Global Context, Oslo.