Resumo

Título do Artigo

A ANÁLISE DA DIVULGAÇÃO DE INOVAÇÃO NAS EMPRESAS DE CAPITAL ABERTO NEGOCIADAS NA B3
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Palavras Chave

divulgação de inovação
análise de conteúdo
divulgação de informação

Área

Gestão da Inovação

Tema

Organização, Processos e Projetos de Inovação

Autores

Nome
1 - Renata Braga Berenguer de Vasconcelos
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB) - Princesa Isabel
2 - Joséte Florêncio dos Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - PROPAD e MPA

Reumo

As atividades de inovação dificultam avalição dos resultados e riscos da firma, gerando maior assimetria de inovação (Holmstrom, 1989). Contudo, Leuz e Verrecchia (2000) salientam que a divulgação de informações pode reduzir a assimetria. Logo, as companhias podem-se valer dos instrumentos de comunicação ao mercado para desenvolver estratégias de divulgação de inovação que permitam equilibrar o trade-off entre manter o sigilo e publicitar a inovação. O que requer uma análise dos instrumentos utilizados para divulgar a inovação e das estratégias adotadas pelas organizações.
O presente estudo busca analisar como a divulgação da inovação é realizada pelas companhias de capital aberto negociadas na B3. Para tanto, o estudo procura identificar os instrumentos de comunicação, determinados pela CVM e B3, utilizados para disseminar as inovações e desenvolver um modelo de avaliação da qualidade da divulgação de inovação.
Leuz e Verrecchia (2000) salientam que a divulgação de informações pode gerar expectativas positivas ou negativas sobre a performance da firma. Porém, Bhattacharya e Ritter (1983) salientam que as divulgações das inovações não podem ser tratadas de forma semelhante as demais divulgações, visto que são marcadas por um trade-off entre reduzir o valor da vantagem do monopólio da informação e obter melhores condições de financiamento. Assim, os modelos desenvolvidos para avaliar as divulgações de informação podem-se revelar inadequados aos estudos da inovação (BOTOSAN, 1997; PETROVA et al., 2012).
A amostra foi composta pelos relatórios publicados pelas companhias de capital aberto negociadas na B3, que apresentaram informações relacionadas à inovação durante o período compreendido no estudo. A análise de conteúdo foi utilizada para identificar e avaliar os instrumentos de divulgação de inovação, que identificou 4 categorias de análise: estratégia, atividade de inovação, resultados, e planos futuros. A contribuição das categorias identificadas para formação do construto qualidade de divulgação de inovação foi realizada por meio de análise fatorial exploratória.
As inovações são disseminadas com uma baixa qualidade, dado o receio da companhia em difundir informações privadas e estratégicas ao mercado. Os resultados apresentados neste estudo indicam ainda que a maioria das informações divulgadas pelas empresas se referem às inovações já desenvolvidas e implementadas pelas firmas, associadas à categoria Atividade de inovação. Por outro lado, percebe-se uma baixa disseminação das informações relacionadas aos planos das companhias em desenvolver e implementar inovações, bem como nas divulgações sobre os resultados obtidos pelas inovações implementadas.
A baixa qualidade da divulgação das inovações e a ausência de tais informações nos instrumentos tempestivos de comunicação demonstra certa prudência das empresas em disseminar suas práticas de inovação. Como aponta Bhattacharya e Ritter (2016), existe um trade-off entre divulgar as informações de inovação e obter ganhos com sua valorização no mercado, ou enfrentar perdas por sua disseminação junto aos concorrentes e redução da vantagem competitiva.
BHATTACHARYA, S.; RITTER, J. R. Innovation and communication: signalling with partial disclosure. The Review of Economic Studies, v. 50, n. 2, p. 331-346, 1983. BOTOSAN, C. A. Disclosure level and the cost of equity capital. The Accounting Review, v. 72, n. 3, p. 323-349, 1997. JENSEN, M. C.; MECKLING, W. H. Theory of the firm: managerial behavior, agency costs and ownership structure. Journal of Financial Economics, v. 3, n. 4, p. 305-360, 1976. LEUZ, C. L.; VERRECCHIA, R. E. The economic consequences of increased disclosure. Journal of Accounting Research, v. 38, n. 1, p. 91-124, 2000.