Resumo

Título do Artigo

ESTÁGIO DOCENTE: UM COMPARATIVO ENTRE EXPERIÊNCIAS NO ENSINO PRESENCIAL E NO ENSINO EMERGENCIAL REMOTO
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Palavras Chave

Estágio docente
formação docente
ensino remoto emergencial

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Formação do Professor e Pesquisador

Autores

Nome
1 - Lorenço Rodrigues
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/EA)
2 - Italo Rodeghiero Neto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
3 - Gabriela Fonseca
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - PPGCont - Porto Alegre

Reumo

Em virtude deste novo cenário, há falta de direcionamento e preparação para a docência nos cursos de pós-graduação stricto sensu, estes com enfoque principal na formação para a pesquisa científica, e não para a carreira docente (JOAQUIM et al., 2011). Ainda assim, é de grande importância que os alunos experimentem na prática como serão suas atividades docentes no futuro (ROCHA-DE-OLIVEIRA; DELUCA, 2017).
O presente trabalho busca entender quais foram as percepções e experiências que alunos de pós-graduação tiveram durante a realização do estágio docente nas modalidades presencial (antes da pandemia da Covid-19) e na emergencial remota (durante a pandemia da Covid-19). As suas relações entre os alunos de graduação e o professor orientador de estágio, bem como se estes atores compreenderam as suas experiências como proveitosas para as suas futuras atividades como professores universitários.
Como fundamentação teórica para este estudo, destaca-se os conceitos principais de dois pontos: o estágio docente e seus respectivos atores, além da legislação que permeia esta atividade e, o ensino remoto emergencial (ERE), que foi a estratégia encontrada para continuar o ensino durante a situação da pandemia da Covid-19.
Este artigo se apresenta sob natureza teórico-empírica, pois sua análise foi realizada com base no referencial teórico apresentado e na análise dos dados coletados empiricamente, e tem propósito exploratório (GIL, 2008). O propósito exploratório se dá na investigação de quesitos não identificados na literatura: a experiência do estágio docente a partir da percepção do aluno. Foi desenvolvido um instrumento de coleta com 22 perguntas abertas e fechadas para coletar os dados referentes a percepção dos estágios em docência realizados nas duas modalidades.
Na análise dos resultados, primeiramente caracterizou-se os participantes da pesquisa. Em seguida, foram mostradas suas percepções na relação do estagiário com os alunos e do estagiário com o orientador. Ainda, foi exposta as atividades desempenhadas pelos participantes durante o estágio, bem como as barreiras e dificuldades enfrentadas. Por fim, além de percepções de importância do estágio, foi realizado um comparativo entre as modalidades de ensino e com o que foi visto na literatura.
Observou-se que a realização do estágio docente é fundamental para a formação dos pós-graduandos que desejam seguir carreira como professores universitários, contudo, ainda há uma certa carência por parte dos atores envolvidos para fomentar a realização deste importante momento de formação.
ARAÚJO; SILVA; ANDRADE, 2021. ARAÚJO et al., 2014. BAETA; LIMA, 2007. BASTOS et al., 2011. BEZERRA; HELAL, 2009. BRASIL, 2010. BRASIL, 2020. CHAMLIAN, 2003. FARIAS et al. 2020. GIL, 2008. JOAQUIM et al., 2011. LAGO et al., 2021. LOURENÇO; LIMA; NARCISO, 2013. NGHIA; DUYEN, 2019. PENA; LIMA, 2012. PIMENTEL; MOTA; KIMURA, 2007. ROCHA-DE-OLIVEIRA; DELUCA; 2017. RONDINI et al., 2020. SANTOS; MELO, 2021. SANTOS; HELAL, 2013. SOUZA; FERREIRA, 2020. VALENTE et al., 2020.