Resumo

Título do Artigo

COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR EM SITUAÇÕES ADVERSAS: UMA ANÁLISE NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19
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Palavras Chave

Comportamento Empreendedor
Situações Adversas
Covid-19

Área

Empreendedorismo

Tema

A figura do Empreendedor: Perfil, Personalidade, Comportamento e Competências

Autores

Nome
1 - Claudia Maria da Silva Bezerra
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Programa de Pós Graduação em Administração
2 - Heidy Rodriguez Ramos
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Vergueiro

Reumo

O sucesso dos empreendimentos, decorre do comportamento dos indivíduos que os dirigem e integram. Pesquisas em empreendedorismo sugerem que o comportamento empreendedor é autodeterminado, intencional, deliberado e ocorre especialmente em situações caracterizadas por incertezas e ameaças. E que o comportamento empreendedor requer uma interpretação no contexto em que ocorre (Welter & Smallbone, 2011). As circunstâncias vivenciadas pelos indivíduos influenciam as atitudes, transformando-as em comportamentos, especialmente em situações adversas como da pandemia da Covid-19 (Loan et al., 2021).
A literatura sobre comportamento empreendedor em situações adversas ainda é escassa. são necessárias pesquisas que examinem como o comportamento empreendedor se manifesta em determinados contextos (Welter & Smallbone, 2011), especialmente em situações adversas, como as de um surto pandêmico global como da COVID-19. A pandemia com proporções ainda indeterminadas, requer resposta rápida e eficaz, e para isso, o comportamento empreendedor é fundamental na adequação das mudanças de execução, como alterações de gestão, operações diárias marketing ou outras funções da organização (Sajdak, 2015)
O empreendedorismo é destacado como um processo orientado por valores, baseado em crenças como: competitividade, individualismo, ganho material e ética (Krueger, 2007; Schumpeter, 1950). Caracterizado e definido por comportamentos, especialmente proatividade no reconhecimento e exploração de oportunidades, inovação na inserção de novos processos, produtos e serviços e na assunção de riscos (Covin & Slevin, 1990). O comportamento empreendedor influenciado pela confiança, pode desempenhar importante papel em situações em que organizações passam por adversidades (Welter & Smallbone, 2011).
O comportamento empreendedor é destacado como um fator relevante para o sucesso dos empreendimentos (Brancher et al., 2012). É certo que os empreendedores passem por condições de incerteza e se deparem com adversidades desafiadoras (Conti et al., 2019). A sobrevivência da organização após situações adversas depende da capacidade dos tomadores de decisão de reagir à adversidade fazendo o melhor uso possível das chances e oportunidades. As organizações tem maiores chances de modificar seus comportamentos quando apresentam desempenho inferior aos seus concorrentes (Cucculelli & Peruzzi, 2020).
O estudo abordou um problema enfrentado por empreendedores regularmente: como persistir diante situações adversas. Foi possível identificar que o comportamento empreendedor frequentemente é relacionado à resiliência, perseverança, adaptabilidade, flexibilidade e proatividade. Pessoas proativas e flexíveis não somente se adaptam, mas geralmente se envolvem com possibilidades e oportunidades emergentes. Isso é especialmente aplicável e importante em ambientes caracterizados por incertezas, mudanças e escassez de recursos: em outras palavras situações adversas.
Cucculelli, M., & Peruzzi, V. (2020). Post-crisis firm survival, business model changes, and learning: Evidence from the Italian manufacturing industry. Small Business Economics, 54(2). Loan, L., Cong, D., Thang, H., Nga, N., Van, P., & Hoa, P. (2021). Entrepreneurial behaviour: The effects of the fear and anxiety of Covid-19 and business opportunity recognition. ENTREPRENEURIAL BUSINESS AND ECONOMICS REVIEW. 9(3). Welter, F., & Smallbone, D. (2011). Institutional Perspectives on Entrepreneurial Behavior in Challenging Environments. JOURNAL OF SMALL BUSINESS MANAGEMENT, 49(1, SI).