Resumo

Título do Artigo

Como a crise causada pelo coronavírus impactou a rentabilidade dos bancos brasileiros
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Rentabilidade
Crise
Bancos

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Competitiva

Autores

Nome
1 - Marcella Magda de Abreu Andrade Fernandes
INSPER INSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA (INSPER) - Itaim
2 - Adriana Bruscato Bortoluzzo
INSPER INSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA (INSPER) - São Paulo
3 - Andrea Maria Accioly Fonseca Minardi
-
4 - MAURICIO MESQUITA BORTOLUZZO
FACULDADE DE TECNOLOGIA SAINT PAUL - São Paulo

Reumo

Um novo tipo de Coronavírus foi descoberto (2019-nCoV) e se espalhou para o mundo em um piscar de olhos, tendo sido declarada uma epidemia global em março de 2020 pela World Health Organization (WHO). Esse cenário gerou uma crise financeira em muitos países segundo Senhoras (2020). Como os bancos são instituições que desempenham papéis importantes na economia segundo Freixas e Rochet (1999) e uma crise bancária pode levar à falência muitas instituições financeiras se não for gerida de maneira correta segundo Paul (2010), avaliar o impacto da pandemia na rentabilidade dos bancos é fundamental.
O problema de pesquisa visa a responder: A crise causada pelo coronavírus diminuiu o lucro dos bancos? Os bancos menores tiveram sua lucratividade impactada com a mesma intensidade que os bancos grandes? Sendo assim o presente trabalho busca avaliar como os fatores determinantes da rentabilidade bancária reagiram à crise causada pelo coronavírus com foco nestes questionamentos complementando os estudos já existentes sobre crises econômicas com análises do contexto atual e trazendo resultados que possam auxiliar na gestão bancária durante possíveis crises futuras.
A revisão de literatura visa resgatar o arcabouço teórico a respeito dos impactos das crises econômicas nos bancos que embasaram as hipóteses avaliadas neste estudo e que irá embasar as proxies e variáveis controles adotadas para analisar a rentabilidade do setor bancário a fim de atingir os objetivos desta pesquisa.
Para atingir este objetivo, foi estudada a rentabilidade de 42 bancos brasileiros com informações extraídas dos balanços trimestrais publicados por eles no período de janeiro/2016 a março/2021, o que inclui a análise do impacto da crise causada pelo COVID-19 e como esse impacto é moderado pelo tamanho do banco, utilizando modelo de regressão com dados em painel dinâmico estimado via Generalised Method of Moments (GMM), de acordo com a metodologia descrita por Arellano e Bond (1991).
Ao analisar os resultados foi possível verificar que a variável defasada da rentabilidade se apresentou significante e impacta positivamente os lucros no período subsequente e para este cenário um painel dinâmico se mostra mais adequado. Os resultados também confirmam que a crise causada pelo coronavírus diminuiu a rentabilidade dos bancos, conforme previsto pela literatura estudada, porém foi verificado que a crise gerou um impacto positivo para bancos pequenos e negativo para os grandes, sendo que quanto maior o tamanho do banco mais negativo foi o impacto da pandemia.
O tabalho concluiu que a crise causada pelo coronavírus diminuiu a rentabilidade dos bancos e gerou um impacto positivo para bancos pequenos e negativo para os grandes. Os possíveis motivos levantados para tanto são a migração dos clientes para bancos menores durante a pandemia, aumento do número de fintechs com mix de produtos diferenciados, aumento das provisões de crédito necessárias para cobrir os riscos de inadimplências maiores para os grandes bancos, impactos dos descumprimentos dos contratos empréstimos sem garantias e queda no valor de filiais.
ARELLANO, M.; BOND, S; Some Tests of Specification for Panel Data: Monte Carlo Evidence and an Application to Employment Equations, The Review of Economic Studies, Volume 58, Issue 2, April 1991, Pages 277–297. FREIXAS, X. e ROCHET, J. Microeconomics of Banking. Cambridge: The MIT Press, 1999. 312p. PAUL A. (2010). The global financial crisis: origin, contagion and impacts on Ethiopia, JBAS, Vol 2, No. 1 SENHORAS, Eloi Martins. NOVO CORONAVÍRUS E SEUS IMPACTOS ECONÔMICOS NO MUNDO. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 1, n. 2, p. 39-42, feb. 2020.