desenvolvimento enxuto de produtos
empresas nascentes
bens de consumo
Área
Operações
Tema
Estratégia de Operações e Desenvolvimento de Produtos e Processos
Autores
Nome
1 - Wellington José da Silva Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Cidade Universitária
2 - Marcelo Caldeira Pedroso UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA)
Reumo
A abordagem para o modelo de negócio de vendas diretas vem sofrendo transformações (Schlesinger et al., 2020), principalmente com a popularização de tecnologias como o e-commerce e o surgimento das primeiras empresas verticalizadas nascidas em ambientes digitais, as DNVBs (Dunn, 2016). Oportunamente, técnicas que ofereçam a empreendedores mais assertividade e redução de desperdícios ao inovar em bens de consumo foram adaptadas a partir do sistema Toyota de produção (Womack et al., 1990) para um modelo de desenvolvimento de produtos enxuto, o Lean Product Development (Ellis, 2020).
Este estudo tem como objetivo analisar a adoção do lean product development (LPD) em startups brasileiras do tipo DNVB (digitally native vertical brand).
A fundamentação teórica foi baseada em modelo de negócio DNVB e lean product development (LPD).
Estudo exploratório por meio de entrevistas com co-fundadores de startups brasileiras do tipo DNVB. A adoção de quatro práticas compatíveis com LPD foi avaliada.
Embora tenha sido possível observar o uso de algumas das quatro práticas do LPD, parte delas não foi adotada pelas empresas durante fases de desenvolvimento dos produtos, e sim em estágios posteriores ao lançamento. Em alguns casos, a adoção ocorreu em caráter corretivo, ou quando as empresas perceberam a necessidade de melhor estruturação dos produtos para escalar a manufatura.
Não foi possível verificar uma adoção homogênea das práticas de LPD nas empresas a partir das entrevistas com co-fundadores de startups brasileiras do tipo DNVB.
Dunn, A. (2016, May 10). The Book of DNVB. Medium. https://dunn.medium.com/digitally-native-vertical-brands-b26a26f2cf83
Ellis, G. (2020). A brilliant insight (pp. 17–40). Butterworth-Heinemann.
Lipskier, V. (2018). DNVB - Digitally Native Vertical Brands: Les surdouées du commerce digital. Maxima.
Schlesinger, L., Higgins, M., & Roseman, S. (2020). Reinventing the Direct-to-Consumer Business Model. Harvard Business Review.
Womack, J. P., Jones, D. T., Roos, D., & Massachusetts Institute of Technology. (1990). The Machine that Changed the World. Simon and Schuster.