Resumo

Título do Artigo

INTERAÇÕES ENTRE UNIVERSIDADE-EMPRESA-GOVERNO E OS ECOSSISTEMAS EMPREENDEDORES: Revisão Sistemática de literatura
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

ecossistema empreendedor
empreendedorismo
modelos de inovação

Área

Empreendedorismo

Tema

Empreendedorismo Inovador: Startups, Empresas de Base Tecnológica, Incubadoras e Parques Tecnológicos, Capital de Risco

Autores

Nome
1 - João Paulo dos Santos Simplício
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) - Programa de Pós-Graduação em Difusão do Conhecimento
2 - ANDRÉ LUIS ROCHA DE SOUZA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA) - Campus de Salvador
3 - Maria Inês Corrêa Marques
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) - Programa de Pós-Graduação em Difusão do Conhecimento

Reumo

A globalização trouxe consigo o aumento da importância do desenvolvimento local, que por sua vez envolve fatores sociais, culturais e políticos que não se regulam de forma exclusiva pelo sistema de mercado (Cicconi, 2013). O desenvolvimento social e econômico de uma região, por sua vez, depende muito da sua capacidade de gerar e converter conhecimentos em inovação através da atuação de agentes institucionais como as universidades, as empresas e o governo.
A pesquisa busca responder a seguinte questão: Como as publicações científicas e tecnológicas têm caracterizado, nos últimos dez anos, a interação entre universidade, empresa, governo e ecossistemas empreendedores para a inovação? A partir disto, o objetivo da pesquisa é analisar como as publicações científicas e tecnológicas têm caracterizado, nos últimos dez anos, a interação entre universidade, empresa, governo e ecossistemas empreendedores para a inovação.
O conceito de ecossistema vem do termo “ecológico sistema” e segundo Acs et al. (2017) pode ser compreendido como uma comunidade biótica, seu ambiente físico e todas as interações possíveis dos seres vivos e não vivos. Isenberg (2011) define o ecossistema empreendedor como sendo uma resultante da interação entre seus agentes que o compõem, que evoluem juntos e se reforçam juntos. O autor destaca que não somente universidade-empresa-governo influenciam no seu desenvolvimento, mas também políticas públicas, capital, cultura, instituições de suporte, recursos humanos e mercados acessíveis.
Foi realizado uma pesquisa cujo objetivo foi de natureza bibliográfica, com uma abordagem qualitativa, descritiva, compreendendo o período de 2011 ao primeiro quadrimestre de 2021, utilizando, para tanto, as bases de dados ScienceDirect e Scopus. Em seguida os resultados encontrados foram analisados por meio da utilização dos softwares My-SAE e VOSViewer. Ficou evidenciado que nas pesquisas que apontam universidade-empresa-governo como agentes que contribuem com a formação de um ecossistema empreendedor, impulsionam o desenvolvimento econômico regional.
O objetivo dessa pesquisa foi analisar como as publicações científicas e tecnológicas têm caracterizado, nos últimos dez anos, a interação entre universidade, empresa, governo e ecossistemas empreendedores para a inovação. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza bibliográfica, com uma abordagem qualitativa, descritiva, a partir de uma revisão sistemática de literatura nas bases de dados ScienceDirect e Scopus. Através da utilização dos softwares My-SAE e VOSViewer, foi demonstrado a quantidade de publicações por autores, edes de coautoria, principais eixos de pesquisa.
ACS, Z.; STAM, E.; AUDRETSCH, D.; O'CONNOR, A. The lineages of the entrepreneurial ecosystem approach. Small Business Economics. 49. 2017. CICCONI, E. G. Empreendedorismo. In: PORTO, G. Gestão da inovação e empreendedorismo. 1. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013. ISENBERG, D. The entrepreneurship ecosystem strategy as a new paradigm for economy policy: principles for cultivating entrepreneurship. Babson Entrepreneurship Ecosystem Project, Babson College, Babson Park: MA. 2011.