Resumo

Título do Artigo

O PERFIL PROFISSIONAL E A ALOCAÇÃO DA ATENÇÃO: UMA ANÁLISE DO RASTREAMENTO OCULAR EM ÁREAS DE INTERESSE
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Palavras Chave

Visão Baseada na Atenção
Distribuição Estrutural da Atenção
Rastreamento Ocular

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Abordagens sociais, cognitivas e comportamentais em Estratégia

Autores

Nome
1 - Nairana Radtke Caneppele
Centro Universitário Unihorizontes - MG - Belo Horizonte - MG
2 - Fernando Antonio Ribeiro Serra
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - PPGA

Reumo

A Distribuição Estrutural da Atenção é um dos princípios da Visão Baseada na Atenção de Ocasio (1997). Neste princípio, a estrutura e os relacionamentos sociais nas organizações condicionam o contexto situacional em que o gestor se encontra e a atenção que aloca às situações em que se encontram levam a uma variância no foco dependendo das funções que estão inseridos. A ausência de métodos e ferramentas não permitiam avaliar a atenção sob a perspectiva do próprio indivíduo, e nesse estudo a nossa proposta é utilizar uma ferramenta neurocientífica para analisar a alocação da atenção.
A variância no foco da atenção de gestores nas organizações depende das suas funções e a alocação da atenção às mesmas questões variam em cada posição organizacional. Neste artigo o nosso objetivo foi avaliar o efeito do perfil profissional e do estágio na alocação da atenção (característica individual) dos futuros gestores das organizações. Para tanto, respondemos a seguinte questão de pesquisa: A alocação da atenção pode ser afetada pelo perfil profissional e pelo estágio nos futuros gestores das organizações?
A utilização de ferramentas neurocientíficas em estudos organizacionais permite a identificação de processos cognitivos que facilitam a análise de vários comportamentos, e é um desafio que ainda se encontra em um estágio em desenvolvimento. A Distribuição Estrutural da Atenção está relacionada com as diferentes responsabilidades dos indivíduos e a divisão do trabalho nas diversas funções da empresa onde a atenção será alocada. Para analisar esse processo, das ferramentas neurocientíficas o rastreamento ocular é o mais acessível para capturar a resposta fornecendo uma visão temporal.
Realizamos uma pesquisa experimental causal realizada em um ambiente real também denominado de campo. O experimento foi desenvolvido em três etapas complementares, definição dos instrumentos de pesquisa, pré-testes do instrumento de pesquisa e, estudo experimental (n=151). Utilizamos duas formas para coletar os dados, o rastreamento ocular e um autorrelato por meio de afirmações objetivas relacionadas a imagem visualizada. Os dados foram analisados utilizando o software SPSS, e as análises estáticas empregadas foram o Teste T, Hotelling’s T² e GLM analysis.
A alocação da atenção pode ser afetada pelo perfil profissional e pelo estágio nos futuros gestores das organizações. Os resultados indicaram que a alocação da atenção nas AOIs foi distribuída de forma similar nos dois formatos (1-2) de imagem apresentada como estímulo. O perfil profissional influencia a escolha de informações (AOIs) para a alocação da atenção. Por último, compreendemos que no ambiente organizacional (estágio), a distribuição estrutural da atenção influencia a escolha da informação (AOI).
Buscamos aplicar um conjunto amplo de abordagens para entender a distribuição estrutural da atenção que envolve fatores de base biológica, mas que são condicionados tecnicamente pelo ambiente. Foi uma pesquisa alinhada com o campo interdisciplinar emergente da neurociência que busca entender as interações na interseção das esferas sociais, cognitivas e neurais da ciência, aplicada para buscar a analisar e o entendimento do comportamento humano em ambientes organizacionais.
Joseph, J., & Ocasio, W. (2012). Architecture, attention, and adaptation in the multibusiness firm: General electric from 1951 to 2001. Strategic Management Journal, 33(6), 633–660. Joseph, J., & Wilson, A. J. (2018). The growth of the firm: an attention-based view. Strategic Management Journal, 39(6), 1779-1800. Ocasio, W. (1997). Towards an attention based view of the firm. Strategic Management Journal, 28(2), 187-206. Ocasio, W. (2011). Attention to Attention. Organization Science, 22(5), 1286–1296.