Resumo

Título do Artigo

Processos de Criação de Recursos no setor de fruticultura que atuam com foco na inserção do Mercado Internacional.
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Processos de estratégia
Criação de recursos
Friticultura

Área

Agribusiness

Tema

Estratégia e Competitividade nas cadeias agrícolas

Autores

Nome
1 - Neudenir de Sena Silva
UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA (UNAMA) - Belém/PA
2 - sérgio castro gomes
UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA (UNAMA) - Programa de Pós_Graduação em Administração
3 - Nazareno Habib Ouvidor Bichara
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - FEA USP

Reumo

A heterogeneidade dos sistemas produtivos rurais indica uma grande possibilidade de investigação do desempenho das firmas agropecuária pela RBV. Os estudos relacionados com o contexto do agronegócio amparados na RBV têm focado na identificação dos recursos e seu enquadramento categorizado, com um gap ainda existente em termos de entender como esses recursos são criados e quais processos se constituem como fundamentais para a geração de vantagem competitiva, principalmente em empreendimentos dos segmentos do agronegócio.
Identificar como ocorrem os processos de criação de recursos no segmento de fruticultura irrigada que possibilitam a inserção dos produtores no mercado internacional, tendo como lócus da pesquisa, a fruticultura irrigada do Vale do São Francisco, com produtores integrantes do Distrito Irrigado Nilo Coelho – DINC, localizado na cidade de Petrolina-PE.
Processos de estratégia, tendo com concepção que se constituem como uma sequência de eventos que descreve como as coisas mudam ao longo do tempo (Van de Ven, 1992), inserida na lógica das duas abordagens teóricas de processos prescritivos, Teoria do Processo de Ciclo de Vida e Teoria do Processo de Teleologia (Van de Ven, 1992); relacionando os processos de criação e recursos com base no desenvolvimento interno e formação de alianças (Bowman & Collier, 2006), integrado aos processos profissionais e intuitivos, na relação com o dinamismo do ambiente e complexidade das tarefas (Mintzberg, 1979).
A natureza desta pesquisa é qualitativa e caracteriza-se por ser descritiva. Para a pesquisa foram feitos o uso de dois instrumentos de coleta de dados, a observação de campo e as entrevistas. A análise dos dados foi realizada por meio de um roteiro de referência de entrevista, aplicada diretamente aos gestores proprietários dos empreendimentos, com foco em identificar e quais recursos são estratégicos para cada empreendimento e como impactaram ou impactam na inserção destes produtores no mercado internacional.
Apresentou relação dos principais aspectos que se apresentam como barreiras para inserção dos produtores no mercado internacional com os pontos identificados nos processos de criação de recursos para superação dos desafios e alcance dos objetivos predefinidos.
A perspectiva de analisar os processos de criação de recursos no setor de fruticultura, a partir das bases referenciais das teorias de processos, sua abrangência e a relação com os aspectos de criação de recursos, possibilitou enxergar algumas particularidades do segmento do agronegócio, especificamente do setor de fruticultura, que para os empreendimentos rurais estruturarem suas bases internas de criação de recursos, é preciso entender o posicionamento ambiental em que interagem.
Bowman, C., & Collier, N. (2006). A contingency approach to resource‐creation processes. International Journal of Management Reviews, 8(4), 191-211. Mintzberg, H. (1979). The Structuring of Organizations: A Synthesis of the Research. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall. Van de Ven, A. (1992). Suggestions for studying strategy process: a research note. Strategic Management Journal, 13, 169–188. Van de Ven, A. and Poole, M. (1995). Explaining development and change in organizations. Academy of Management Review, 20, 510–540.