Turismo Cervejeiro
Serviços
Valorização dos destinos
Área
Turismo e Hospitalidade
Tema
Turismo e Hospitalidade na Competitividade em Serviços
Autores
Nome
1 - Sergio Domingos de Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ) - ICSA
2 - Lélio Galdino Rosa UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF) - Faculdade de Turismo e Hotelaria
3 - Monique Laurencia dos Santos Cunha UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ) - Seropédica
Reumo
A produção de cerveja artesanal no Brasil vem apresentando um considerável crescimento, chegando ao número de 1383 unidades produtoras no ano de 2020 (MAPA, 2021). O Estado do Rio de Janeiro acompanha este crescimento, sendo que neste neste mesmo ano, pois a sua produção aumentou significativamente de 2017 a 2020, apresentando um crescimento de 21,4% neste período (MAPA, 2021), apesar do cenário de pandemia. A fim de oferecer produtos e serviços que sejam compatíveis à crescente demanda deste público, surgem no Brasil diversas rotas e roteiros com a temática cervejeira.
Quais são as caraterísticas para um destino se consolidar como turismo cervejeiro? Este artigo pretende apontar uma direção para o desenvolvimento do turismo cervejeiro no Estado do Rio de Janeiro, indicando alternativas relacionadas à prestação do serviço, assim como quais ações podem evoluir. Assim, este trabalho optou por partir da realidade do cenário cervejeiro brasileiro e da região Sudeste a fim de discutir-se a organização das rotas cervejeiras fluminenses como estratégia de desenvolvimento turístico do Estado.
Os controles de produção e registro de cervejarias no Brasil, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) é o órgão que realiza “o registro, a padronização, a classificação, e, ainda, a inspeção e a fiscalização da produção e do comércio de bebidas, em relação aos seus aspectos tecnológicos”. O setor cervejeiro brasileiro tem ampliado a sua presença no mercado nacional, propiciando a diversificação de sua oferta, além de gerar empregos e desenvolvimento socioeconômico. Apesar da COVID-19, o crescimento do número de cervejarias em 2020 foi positivo.
O Rio de Janeiro é o sexto estado brasileiro com maior número de cervejarias, contando com a expressiva marca de 101 unidades devidamente registradas (MAPA, 2021). A cultura cervejeira na cidade do Rio de Janeiro é tão marcante, que o projeto de lei n°1687/2015 “considera como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Município do Rio de Janeiro a Cerveja Artesanal”
A quantidade e a variedade de cervejarias e de estilos existentes chamam a atenção de públicos específicos, que são atraídos não somente para o consumo da cerveja, mas também se interessam pelo conhecimento dos diferentes modos de fabricação, pelos souvenirs e pela cultura cervejeira. O mapeamento e a informação espacial das localidades dos empreendimentos, podem ser denominados como: circuitos, rotas, caminhos, entre outros nomes, porém, todos têm de ter os mesmos objetivos que são de informar, divulgar, contribuir e fomentar a cultura cervejeira.
GIORGI, V. V.; CONCEIÇÃO JÚNIOR, J. O. A produção cervejeira como patrimônio intangível. Cultura Histórica & patrimônio, Alfenas, v. 3, n. 2, p. 140-164, jul. 2016
KIRIN HOLDINGS COMPANY LIMITED. Kirin Beer University. Kirin Beer University Report Global Beer Production by Country in 2016. 2016.
KOCH, E. S.; SAUERBRONN, J. F. R. To love beer above all things: An analysis of Brazilian craft beer subculture of consumption. Journal of Food Products Marketing, 1-25, 2018.
PLUMER, R.; TELFER, D.,;HASHIMOTO, A.; SUMMERS, R. Beer tourism in Canada along the Waterloo-Wellington Ale trail. Tourism Ma