Resumo

Título do Artigo

ORGANIZAÇÃO DO TURISMO CERVEJEIRO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: DA PRODUÇÃO AOS REFLEXOS NA QUALIDADE DOS SERVIÇOS E VALORIZAÇÃO DOS DESTINOS
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Palavras Chave

Turismo Cervejeiro
Serviços
Valorização dos destinos

Área

Turismo e Hospitalidade

Tema

Turismo e Hospitalidade na Competitividade em Serviços

Autores

Nome
1 - Sergio Domingos de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ) - ICSA
2 - Lélio Galdino Rosa
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF) - Faculdade de Turismo e Hotelaria
3 - Monique Laurencia dos Santos Cunha
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ) - Seropédica

Reumo

A produção de cerveja artesanal no Brasil vem apresentando um considerável crescimento, chegando ao número de 1383 unidades produtoras no ano de 2020 (MAPA, 2021). O Estado do Rio de Janeiro acompanha este crescimento, sendo que neste neste mesmo ano, pois a sua produção aumentou significativamente de 2017 a 2020, apresentando um crescimento de 21,4% neste período (MAPA, 2021), apesar do cenário de pandemia. A fim de oferecer produtos e serviços que sejam compatíveis à crescente demanda deste público, surgem no Brasil diversas rotas e roteiros com a temática cervejeira.
Quais são as caraterísticas para um destino se consolidar como turismo cervejeiro? Este artigo pretende apontar uma direção para o desenvolvimento do turismo cervejeiro no Estado do Rio de Janeiro, indicando alternativas relacionadas à prestação do serviço, assim como quais ações podem evoluir. Assim, este trabalho optou por partir da realidade do cenário cervejeiro brasileiro e da região Sudeste a fim de discutir-se a organização das rotas cervejeiras fluminenses como estratégia de desenvolvimento turístico do Estado.
Os controles de produção e registro de cervejarias no Brasil, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) é o órgão que realiza “o registro, a padronização, a classificação, e, ainda, a inspeção e a fiscalização da produção e do comércio de bebidas, em relação aos seus aspectos tecnológicos”. O setor cervejeiro brasileiro tem ampliado a sua presença no mercado nacional, propiciando a diversificação de sua oferta, além de gerar empregos e desenvolvimento socioeconômico. Apesar da COVID-19, o crescimento do número de cervejarias em 2020 foi positivo.
O Rio de Janeiro é o sexto estado brasileiro com maior número de cervejarias, contando com a expressiva marca de 101 unidades devidamente registradas (MAPA, 2021). A cultura cervejeira na cidade do Rio de Janeiro é tão marcante, que o projeto de lei n°1687/2015 “considera como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Município do Rio de Janeiro a Cerveja Artesanal”
A quantidade e a variedade de cervejarias e de estilos existentes chamam a atenção de públicos específicos, que são atraídos não somente para o consumo da cerveja, mas também se interessam pelo conhecimento dos diferentes modos de fabricação, pelos souvenirs e pela cultura cervejeira. O mapeamento e a informação espacial das localidades dos empreendimentos, podem ser denominados como: circuitos, rotas, caminhos, entre outros nomes, porém, todos têm de ter os mesmos objetivos que são de informar, divulgar, contribuir e fomentar a cultura cervejeira.
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