Resumo

Título do Artigo

OS ANTECEDENTES QUE EXPLICAM A PERSISTÊNCIA ESTUDANTIL EM TEMPOS DE COVID-19: ESTUDO DE CASO EM IES PÚBLICA
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Palavras Chave

PERSISTÊNCIA ESTUDANTIL
COVID-19
IES PÚBLICA

Área

Marketing

Tema

Estratégias, Operações e Marketing Internacional

Autores

Nome
1 - Milena Reis Auip Barbosa
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - Fortaleza
2 - Jose Sarto Freire Castelo
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - Programa de pos-graduação acadêmico
3 - Josimar Souza Costa
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - Centro de Ciências da Gestão

Reumo

O setor da educação superior cresceu no séc. XXI e com a pandemia COVID-19 sofreu ainda grandes transformações, tornando- o dinâmico, complexo e ainda mais competitivo, (BERGAMO; FARAH; GIULIANI, 2007). Assim, pesquisar a persistência estudantil é fundamental para a sustentabilidade da instituição, além de ser entendida como uma manifestação do estudante quanto à sua motivação para continuar na instituição de ensino superior, trazendo informações para que o gestor da educação superior possa tomar as decisões certas.
Diante da importância de explorar a persistência estudantil e seus antecedentes nas IES públicas, emerge a seguinte pergunta: Quais as influências da relação dos antecedentes da cocriação de valor, engajamento estudantil e motivação acadêmica que explicam a persistência estudantil em uma IES pública? Nesse sentido, se propõe neste estudo é entender a influência dos antecedentes cocriação de valor, engajamento estudantil e motivação acadêmica que explicam a persistência estudantil em uma IES pública.
Nesta seção apresentamos os construtos que antecedem (cocriação de valor- CV, engajamento estudantil- EE e motivação acadêmica- MA) a persistência estudantil- PE sob a ótica da Lógica Dominante do Serviço (LDS) em marketing de Vargo e Lusch (2004a), da Teoria da Integração do Estudante de Vincent Tinto (1975), e da Teoria da Autodeterminação de Ryan e Deci (1985). Assim, são apresentados os construtos bem como as narrativas que conduzem às 5 hipóteses do modelo teórico do conceito de persistência estudantil da IES pública.
Uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa por meio de um estudo de caso. De início, foi realizada uma revisão da literatura onde propomos 5 hipóteses, com 24 variáveis observadas e ligadas a uma escala Likert de 5 pontos, para a verificação delas, adotamos a técnica de Modelagem de Equações Estruturais com uso do AMOS V.27 para análise (Hair et al., 2017). Seguindo esta linha, realizou-se um levantamento, por meio da plataforma survey monkey, com uma amostra não probabilística de conveniência de 124 estudantes das IES públicas.
Das 5 hipóteses propostas a partir da revisão da literatura, 4 hipóteses tiveram seus coeficientes estruturais estatisticamente significativos para os valores de p < 0,05 e de t superiores a 1,96, ou seja, H1- CV influi positivamente à relação com o EE na IES pública, H2- CV influi positivamente na relação com a MA na IES pública, H3-EE influi positivamente à relação com a MA na IES pública e H5- MA influi positivamente à relação com a PE na IES pública, o que não ocorreu com a relação estrutural da hipótese H4- O EE influi positivamente à relação com PE na IES pública.
Verificou-se que no modelo teórico do caso IES pública, sugere estimular a motivação acadêmica intríseca dos estudantes para a persistência na instituição, e a cocriação de valor foi estabelecida como construto inicial para esse modelo de persistência, uma vez que desempenha um papel diferenciado na estratégia da ação. Assim, se as instituições públicas trabalharem ações que proporcionem a cocriação em seus programas e projetos, assim como a motivação dos estudantes, a persistência estudantil poderá aumentar, diminuindo, assim, as dificuldades e o insucesso do estudante.
Bergamo, F., Farah, O., & Giuliani, A. C. A lealdade no contexto do mercado da educação superior. Formadores–Vivências e Estudos, 2(1), 20, 2007. Hair Jr., J. F.; Sarstedt, M.; Ringle, C. M.; Gudergan, S. P. Advanced Issues in Partial Least Squares Structural Equation Modeling. 1a ed. Thousand Oaks, CA: SAGE Publications, Inc, 2017. Tinto, V. from higher education: a theoretical synthesis of recent research. Review of Educational Research, Pennsylvania, v. 45 (1), n. 1, p. 89-125, 1975.