Resumo

Título do Artigo

O uso do Instagram como ferramenta para comercialização de bolsas artesanais de crochê: uma análise de conteúdo
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Palavras Chave

Artesanato
ecommerce
Análise de conteúdo

Área

Marketing

Tema

Mercados de luxo e outros novos mercados

Autores

Nome
1 - Maria Alexsandra Silva Simão
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL) - MACEIO
2 - Carlos Everaldo Silva Costa
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

Reumo

O artesanato advém dos trabalhos das mãos humanas (RAMOS, 2013), segundo Almeida (2016) é realizado predominantemente por mulheres e de 3 em cada 5 artesãs essa é a principal fonte de renda (SEBRAE, 2019). Muitos artesãos – com as transformações do mercado – utilizam as redes sociais para vitrinar e vender seus produtos e os do crochê que acompanham essas tendências produzem bolsas de crochê. Nesse cenário, a Administração pode contribuir, construindo conhecimento sobre para o mercado (Marketing), a partir de um método científico (análise de conteúdo).
Tendo em vista a necessidade da área do conhecimento Administração em contribuir com as organizações, públicas, privadas ou da sociedade civil, as que não possuem a lógica do mercado como inerente, como exemplo as artesanais, precisam estar inclusas. No entanto, é importante aproximar ferramentas das redes sociais, como a do Instagram, aos cotidianos. No entanto, um dos meios pode ser a partir do método científico, por conta disso, o objetivo do estudo é descrever, a partir da análise de conteúdo, sobre o uso do Instagram como ferramenta para comercialização de bolsas artesanais de crochê.
A globalização possibilita ao artesanato continuar as tradições (LOURENÇO, 2015). Sobre isso, o e-marketing potencializa os resultados (VEIGA; URDAN; MATOS, 2014) e Rosenthal (2017) descreve 4 aspectos: conhecer o comportamento do consumidor; segmentar e comunicar ao mercado; planejar conteúdo; e metrificar resultados. Para Anaya-Sánchez e Castro-Bonaño (2020), o Instagram é uma plataforma para expor seus gostos por serviços e/ou produtos (NUNES et al, 2018). Sua atualização possui as funções: biografia; reels; stores; destaque; direct; IGTV; compras; e pesquisa.
O estudo de abordagem qualitativa, teve perspectiva descritiva-interpretativista e coletou dados – todos secundários – a partir do Instagram de uma loja que comercializa bolsas de crochê entre 01/01/2021 a 31/05/2021. O método utilizado foi a Análise de Conteúdo de Bardin (2016), nas seguintes etapas: pré-análise; exploração do material; e tratamento dos resultados obtidos e interpretação. O trabalho foi do tipo grade fechada, quando aspectos teóricos nortearam a descrição dos dados empíricos. O objeto foi um instagram que comercializa bolsas de crochê.
Através da AC foi possível identificar, no perfil, a importância de descrever os produtos vendidos e a ênfase do trabalho manual. Citar a cidade de origem também é um fator importante para a artesã, assim como apontar a relevância da possibilidade de entrega do produto para todo o Brasil. Por fim, quanto mais utiliza as ferramentas que o Instagram disponibiliza (grade fechada segundo a AC), tudo isso constantemente, maior o engajamento.
A partir do objetivo do estudo foi possível identificar ações de uma artesã para comercializar bolsas de crochê pelo Instagram. Essa plataforma, com muitas ferramentas gratuitas disponíveis, não pode ser usada apenas como vitrine, pois está associada a modalidade conhecida como Comércio Social Móvel (CSM), com aprimoramento do conteúdo do usuário para benefícios das vendas (LIU et al, 2019). Esse estudo é importante por enfatizar a importância da valorização de produtos artesanais (SILVA, 2020) e o método AC descreveu os dados apresentados no perfil, interpretando as unidades de registros.
ANAYA-SÁNCHEZ, R.; CASTRO-BONAÑO, J.; GONZÁLEZ-BADÍA, E. Millennial Consumer Preferences in Social Commerce Web Design. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 22, n. 1, p. 123-139, 2020. BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016. CARLOMAGNO, M.; ROCHA, L. Como criar e classificar categorias para fazer análise de conteúdo: uma questão metodológica. Revista Eletrônica de Ciência Política, v. 7, n. 1, 2016. LEMES, B.; PEREIRA, A. Tecer e empoderar: as entrelinhas do saber-fazer do crochê de um grupo de mulheres artesãs. Multitemas, p. 169-190, 2020.