Legibilidade
Gerenciamento de Impressão
Gerenciamento de Resultados
Área
Finanças
Tema
Contabilidade para usuários externos
Autores
Nome
1 - Patrícia Pain UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - PPGCONT
2 - Maria Ivanice Vendruscolo UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Faculdade de Ciências Econômicas
3 - Márcia Bianchi UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - PPGCONT-UFRGS
Reumo
Ao praticar o Gerenciamento de Resultados e o Gerenciamento de Impressão nos reportes corporativos destacam-se as estratégias relacionadas à ocultação e manipulação. A manipulação da legibilidade é utilizada para a ofuscação das más notícias ou esclarecimento destas de forma a justifica-las como não prejudiciais. Esses Gerenciamentos são práticas amplamente utilizadas na contabilização e na construção dos relatórios administrativos e contábeis, e podem se valer de técnicas que comprometam a leitura destes documentos (Dechow et al, 1995, Kothari et al., 2005, Merkl & Brennan, 2007).
Problema de pesquisa: Qual a relação do gerenciamento de impressão e do gerenciamento de resultados com a legibilidade dos formulários de referência e relatórios 20-F divulgados pelas empresas brasileiras?
Objetivo: Analisar a relação do Gerenciamento de Impressão e do Gerenciamento de Resultados com a legibilidade dos Formulários de Referência e Formulários 20-F divulgados pelas empresas brasileiras com ADRs no período de 2015 a 2020.
O principal objetivo das divulgações das companhias é comunicar informações úteis aos usuários do mercado para que se possa reduzir a assimetria informacional e conflitos de agência entre gestores e stakeholders (Kothari et al. 2010). A comunicação nos relatórios ocorre tanto por informações numéricas quanto por narrativas, e sobre elas atuam os Gerenciamentos de Impressão, que influi no conteúdo narrativo, e de Resultados que manipula legalmente as informações numéricas para a apresentação de dados mais “atrativos” (Carlson & Lamti, 2015, Silva, 2020).
Com uma amostra composta por 31 empresas brasileiras que negociam em ADR (Americam Depositary Receip) e que disponibilizaram Formulário de Referência e/ou Formulário 20F para o período de 2015 a 2020, este estudo contou com uma metodologia de análise descritiva, baseada em estatística descritiva, análise de correlação e regressão linear múltipla para então especificar a relação matemática entre o uso do Gerenciamento de Resultados e Gerenciamento de Impressão e do Índice de Legibilidade, bem como outras variáveis de controle indicadas pela literatura como necessárias à análise.
As empresas maiores são as que mais divulgam os Formulários 20F em português, estas também gerenciam menos, seja em termos de Gerenciamento de Impressão e/ou de Gerenciamento de Resultados, ao mesmo tempo em que seus Formulários 20F apresentam um índice de legibilidade menor, se comparado aos Formulários de Referência da amostra como um todo (empresas maiores e menores). Já no que tange aos Formulários de Referência, estes apresentaram Tom mais negativo (predomínio de palavras negativas) e Índice de legibilidade maior, mesmo sendo extensos são mais fáceis de ler que os Formulários 20F.
Assim como Cavalheiro (2019) não conseguiu evidenciar que o gerenciamento de resultados e o gerenciamento de impressão se relacionam de maneira significativa, este estudo também não percebeu essa relação direta. Os achados apenas permitem inferir sobre a relação entre ambas as formas de gerenciamento e o Índice de Legibilidade. Empresas que gerenciam seus resultados entregam relatórios mais fáceis de ler e o Gerenciamento de Impressão também se relaciona com a facilidade de leitura, no entanto, é a utilização majoritária de palavras negativas que torna o relatório de mais fácil leitura.
Kothari, S. P., Ramanna, K., & Skinner, D. J. (2010). Implications for GAAP from na analysis of positive research in accounting. Journal of Accounting and Economics, 50(2-3), 246-286.
Silva, V. M. (2020). Gerenciamento de impressão e qualidade das informações contábeis: análise das empresas listadas na B3. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal da Paraíba].
Carlsson, S., & Lamti, R. (2015). Tone management and earnings management: a UK evidence of abnormal tone in CEO letters and abnormal accruals. [Tese de Doutorado, University of Gothenburg].