Resumo

Título do Artigo

SER BONITO E BEM-SUCEDIDO: ESTUDO BIBLIOMÉTRICO SOBRE O CONSUMO ESTÉTICO DA HARMONIZAÇÃO OROFACIAL, A ATRATIVIDADE E O MATERIALISMO
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Palavras Chave

consumo
materialismo
atratividade

Área

Marketing

Tema

Comportamento do Consumidor

Autores

Nome
1 - João Roberto Rocha Lemos
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - São José
2 - Danielle Cristina Alves Rigo
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Florianópolis
3 - Luciana Merlin Bervian
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Campus Itajaí

Reumo

Ching, Xu (2019) afirmam que em uma cultura consumista, são criados normas e padrões, onde ser bonito, significa ser bem sucedido, e para o indivíduo alcançar o sucesso imposto pela sociedade, ele deve seguir os objetivos de obter bens materiais, dinheiro e boa aparência. O presente estudo analisa a produção científica a partir do ano de 2005 a 2021 com relação às três variáveis para entendimento do comportamento do consumidor de harmonização orofacial. São elas, atratividade, materialismo e consumo estético de harmonização orofacial. Tema novo e em evidência do comportamento do consumidor.
Este estudo procurou suprir uma lacuna de pesquisa relacionada ao comportamento do consumidor de harmonização orofacial e considerando que a valorização da aparência facial e a popularidade do consumo estético de harmonização orofacial, estão interligadas na relação de consumo, e sofrem influência do materialismo e da atratividade. Assim, objetivou-se apresentar um estudo teórico relacionando as influências do materialismo e da atratividade física ao consumo estético de harmonização orofacial. Por ser um tema novo, este estudo se torna de suma importância para o entendimento do tema proposto.
O consumo estético de harmonização orofacial exerce um papel fundamental na melhoria da qualidade de vida do indivíduo. Denota-se que essa tendência de consumo, cada vez mais amplificada, estimula o comportamento de consumo, principalmente, pelas influências da cultura do consumo contemporâneo, que está voltado para a estetização do corpo-imagem com vistas a autopromoção. No tocante ao materialismo e a atratividade, destaca-se que ambos estão relacionados com o consumo estético (HENDERSON-KING, HENDERSON-KING, 2005)
Embora muitos estudos mostram que o materialismo e a atratividade são precursores de consumo estético, pouco se sabe sobre as influências que os consumidores de harmonização orofacial sofrem ao se submeter a estes procedimentos, pois este é um tema novo e que vem em ascendência. No Brasil, de com International Society of Aesthetic Plastic Surgery - ISAPS (2019), somente no ano de 2019 foram realizados 451.546 procedimentos estéticos cirúrgicos na região do rosto e cabeça. A implicação teórica do presente estudo diz respeito ao comportamento do consumidor de harmonização orofacial.
O panorama geral da produção científica envolvendo as variáveis mostram que, a partir de 2015, a produção científica do tema analisado vem em ascendência, o que corrobora com fato de que este é um tema novo e que vem ganhando destaque no mundo científico. Os resultados dessa pesquisa também permitem concluir que a produção científica de harmonização orofacial vem acompanhando o comportamento do consumidor de procedimentos estéticos de harmonização orofacial. Podemos concluir que o ano de 2020 foi o ano com maior número de produção científica mesmo sendo um ano de pandemia de Covid.
CHING, Boby Ho-Hong; XU, Jason Teng. Understanding cosmetic surgery consideration in Chinese adolescent girls: Contributions of materialism and sexual objectification. Body Image, v. 28, p. 6-15, 2019. HENDERSON-KING, Donna; HENDERSON-KING, Eaaron. Acceptance of cosmetic surgery: Scale development and validation. Body Image, v. 2, n. 2, p. 137-149, 2005. International Society of Aesthetic Plastic Surgery – ISAPS. ISAPS international survey on aesthetic/cosmetic procedures: performed in 2019. [online]. Disponível na: https://www.isaps.org/wp-content/uploads/2020/12/Global-Survey-2019.pdf.