Resumo

Título do Artigo

INOVAÇÃO: UM PASSEIO TEÓRICO POR ESTUDOS PRELIMINARES
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Palavras Chave

INOVAÇÃO
COMPETITIVIDADE
CICLO DE INOVAÇÃO

Área

Gestão da Inovação

Tema

Dimensões Criativas, Comportamentais e Culturais da Inovação

Autores

Nome
1 - Nut Leão Rampazzo
CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU (UNINASSAU) - GRAÇAS, RECIFE - PE
2 - Kécia da Silveira Galvão
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais

Reumo

Em meio à competitividade de mercado das empresas, a inovação destacou-se nas discussões de diferentes áreas do conhecimento, principalmente em estudos organizacionais e econômicos. A Pesquisa de Inovação 2014, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (PINTEC, IBGE, 2016, p. 1) reconhece a atividade inovadora como um dos principais fatores que influenciam positivamente a competitividade e o desenvolvimento econômico dos países.
Certamente os múltiplos entendimentos a respeito do tema dificultam seu entendimento, sendo necessária sua uniformização. Neste estudo, através da revisão dos autores citados anteriormente, chegou-se a uma definição integrando diferentes definições do assunto. Além disso, a integração da leitura dos diferentes trabalhos utilizados levou à produção de um novo conhecimento: o ciclo de inovação.
Schumpeter (1934) foi o responsável por dar início a discussão a respeito do tema. Após seu trabalho pioneiro, outras contribuições foram feitas por diferentes áreas do conhecimento, com destaque para os estudos organizacionais e econômicos. Partindo do estudo das definições de inovação dada por 20 autores e cientes da falta de um conceito uniforme de inovação organizacional, foi feita uma revisão dos conceitos de inovação a partir de diferentes autores para se chegar a uma perspectiva do que é considerado inovar neste estudo.
Muitos autores apresentam perspectivas distintas sobre a inovação, ainda que possuam muitas similaridades. Neste estudo, para facilitar a compreensão, as definições foram agrupadas em três segmentos conceituais de acordo com o foco de observação: produto, processo inovativo e o retorno para a empresa. Observou-se ainda que essas três fases representam um ciclo contínuo de inovação. De forma semelhante ao ciclo de vida das empresas, as fases identificadas representam a introdução, crescimento e maturidade do processo inovativo da empresa.
Através da revisão do conceito de inovação de 20 autores, entende-se que inovar inclui desde a cultura organizacional da empresa, com vistas à resolução de problemas, aprendizagem e geração de novas ideias através da pesquisa, descoberta, experimentação, desenvolvimento, até a criação de um produto, processo, marketing ou método organizacional que agregue valor social e riqueza às empresas.
IBGE. Pesquisa de Inovação - PINTEC 2014. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Rio de Janeiro. 2016. SCHUMPETER, Joseph Alois. Teoria do Desenvolvimento Econômico: Uma Investigação Sobre Lucros, Capital, Crédito, Juro e o Ciclo Econômico, 1934. Tradução de Maria Sílvia Possas. Coleção Os Economistas. São Paulo: Nova Cultural, 1997.