Resumo

Título do Artigo

APLICAÇÃO DE MÉTODOS DE ANÁLISE MULTICRITÉRIO PROMETHEE PARA TOMADA DE DECISÃO DE INVESTIMENTOS EM MARKETING
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Palavras Chave

ANÁLISE MULTICRITÉRIO
PROMETHEE
TOMADA DE DECISÃO

Área

Artigos Aplicados

Tema

Estratégia

Autores

Nome
1 - Bruno Azzalin Gobbo de Oliveira
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ (PUCPR) - Curitiba
2 - Maria Fernanda de Campos Salik
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ (PUCPR) - Curitiba

Reumo

Em um conceito empresarial, qualquer projeto realizado tem como base a tomada de decisão. Além disso, toda decisão é ponderada em alternativas e critérios que podem ser ponderados a fim de minimizar os riscos na escolha. O objetivo desse artigo é demonstrar a aplicação de um método de análise multicritério, PROMETHEE, para um estudo de caso, buscando analisar os resultados e responder a pergunta problema: Qual é o resultado da tomada de decisão para investimentos de marketing digital em um projeto de engenharia quando se aplica o método PROMETHEE de análise multicritérios?
O artigo foi aplicado em uma empresa do ramo de construção civil de pequeno porte, com 45 anos de mercado criando projetos e soluções racionais e inovadoras para clientes e parceiros dos mais diversos portes e segmentos, nos setores público e privado. Pelo fato de o segmento de construção civil ser bastante competitivo quanto às inovações, existe um vasto portfólio de projetos, existia a necessidade de encontrar as regiões e os tipos de projetos que poderiam minimizar os riscos negativos de um investimento em marketing digital.
A escolha de investir em marketing, traz diversas reflexões para os tomadores de decisão já que existem riscos e imprevisibilidade quando se fala em marketing digital. A empresa de aplicação, localizada no interior do Paraná estuda, há algum tempo, a possibilidade de investimentos em marketing digital. Portanto, o artigo aborda a aplicação do método de análise multicritério PROMETHEE, em um cenário de uma empresa de construção civil, a fim de identificar um ranqueamento dos tipos de projetos e regiões para realizar o investimento em marketing digital buscando minimizar os riscos.
Para o desenvolvimento do artigo e aplicação do método PROMETHEE, foi utilizado o software Visual PROMETHEE. A escolha da ferramenta se deu pela facilidade de acesso às informações nas bibliografias e robustez do método. Para o projeto era necessário um método de apoio à decisão, com a possibilidade de ranquear alternativas, a fim de apoiar os tomadores de decisão. Assim, optou-se pelo PROMETHEE que tem por objetivo ranquear alternativas, identificando as preferíveis, as não preferíveis e as incomparáveis, produzindo um embasamento para a tomada de decisão.
Primeiramente houve a definição dos critérios e alternativas em conjunto com os tomadores de decisão, sendo eles: custos, complexidade, riscos negativos, riscos positivos, imagem da empresa, tempo crítico e número de projetos. Através do questionário enviado aos decisores e da modelagem no software, obteve-se os resultados finais e as análises gráficas que apresentaram um ranqueamento das alternativas, priorizando investir na região de São Paulo e em projetos rodoviários de interseção em nível. Também é possível apresentar os critérios mais críticos para cada alternativa, mitigando riscos.
A pesquisa contribuiu com fundamentos e dados baseados em métodos científicos que puderam fornecer subsídios para a tomada de decisão na organização. O estudo obteve como resposta final, critérios que podem e devem ser mapeados e mitigados, a fim de reduzir eventuais contratempos no investimento. Além disso, o fato de não existirem muitos trabalhos com tal abrangência e nível de detalhamento das análises demonstra a importância da contribuição desenvolvida para a área, propiciando condições para visualizar novas oportunidades de pesquisas futuras.