Resumo

Título do Artigo

RELAÇÕES DE TRABALHO DE RESTAURANTES EM TEMPOS DE CRISE PANDÊMICA
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Relações de trabalho
Restaurantes
Covid-19

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Comportamento Humano

Autores

Nome
1 - Lilian Veronica de Mello Rodrigues
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA (UNIPAMPA) - Curso Administração
2 - Laura Alves Scherer
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA (UNIPAMPA) - Campus Santana do Livramento

Reumo

A necessidade de isolamento social em função da pandemia de COVID-19, aliada a insuficiência de políticas públicas voltadas às organizações, sobretudo às micro e pequenas, provocou uma queda brusca na atividade econômica no Brasil. Dados do Ministério da Economia (2020) mostram que, com a redução do movimento de determinadas atividades organizacionais, ocorreram diminuição da produção e de oferta de crédito, aumento de falências, achatamento da jornada de trabalho e demissões de trabalhadores. Os setores de turismo, transporte e alimentação fora do lar destacam-se dentre os mais afetados.
Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL, 2020), um terço dos estabelecimentos do setor de alimentação fora do lar não terá fôlego para superar as quedas de faturamento. Trabalhadores e empregadores passaram a vivenciar um ambiente inseguro, impactando nas suas relações de trabalho. O objetivo geral deste estudo é analisar os impactos da pandemia de COVID 19 nas relações de trabalho de restaurantes. A pesquisa foi realizada em Santana do Livramento, município gaúcho cujo setor de alimentação fora do lar foi responsável por cerca de 32% dos empregos formais em 2019.
Relações de trabalho refere-se ao relacionamento entre agentes sociais que ocupam papéis opostos e complementares no processo de produção econômica, fruto do espaço social e político. Sua análise contempla três instâncias: a do político que compreende a influência do macro ambiente nas relações de trabalho, a das políticas de administração de recursos humanos que permite a visualização da filosofia das empresas para com o trabalho e a da organização do processo de trabalho que mostra como o modo de se trabalhar dentro da empresa interfere na interação entre os agentes (FISCHER, 1992).
A pesquisa apresenta abordagem qualitativa e caráter descritivo usando como método o estudo de caso do setor de alimentação fora do lar, em específico dos restaurantes do município gaúcho de Santana do Livramento. Os dados foram coletados a partir de 23 entrevistas semiestruturadas com 9 proprietários, 4 gerentes, 8 funcionários, 1 consultora e 1 presidente do sindicato; observação participante em um dos restaurantes da pesquisa; e análise documental de 119 documentos dentre decretos e leis referentes à pandemia do COVID 19. Os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo.
A determinação de leis e decretos em função da pandemia de COVID19 impulsionou mudanças nas relações de trabalho dos restaurantes, entre empregadores, trabalhadores, escritórios contábeis, consultorias e sindicatos. Politicamente, destaca-se insegurança causada pelo dilema entre cumprir os decretos e a saúde financeira dos estabelecimentos. Na administração de recursos humanos, aqueles trabalhadores que já tinham relações de trabalho instáveis e inseguras foram os mais atingidos pelas demissões. Nos processos de trabalhos, ocorreram mudanças em tarefas, cargos e serviços.
Concluiu-se que os elementos que mais impactaram as relações de trabalho em restaurantes foram: na instância do político os decretos determinando fechamento total; na instância das políticas de administração de recursos humanos as demissões; e na instância da organização do processo de trabalho a necessidade de adequação dos serviços sem receber os clientes. A pesquisa teve como limitação a dificuldade de permissão de entrevista com funcionários em alguns restaurantes. Propõe-se como pesquisa futura a continuação da pesquisa no período pós pandemia.
ABRASEL, ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE BARES E RESTAURANTES. Recuperação de bares e restaurantes só virá em dezembro, aponta Abrasel, 2020. Disponível em: https://abrasel.com.br/noticias/noticias/recuperacao-de-bares-e-restaurantes-so-vira-em-dezembro-aponta-abrasel/ Acesso: 23/11/20. DUNLOP, J.T. Industrial Relations Systems. Boston: Harvard Business School Press classics, 1958/1993. FISCHER, R.M. “Pondo os Pingos nos Is” sobre as relações de trabalho e políticas de administração de recursos humanos. In: M.T. Fleury; R.M. Fischer. Processos e relações de trabalho no Brasil. São Paulo: Atlas, 1992.