Resumo

Título do Artigo

Desafios dos afroempreendedores na gestão de negócios no Rio de Janeiro
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Palavras Chave

Afroempreendedorismo
Barreiras ao afroempreendedorismo
Gestão de negócios étnicos

Área

Empreendedorismo

Tema

A figura do Empreendedor: Perfil, Personalidade, Comportamento e Competências

Autores

Nome
1 - Izabel Lima da Silveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis

Reumo

Pessoas que decidem empreender precisam possuir habilidades e competências que são importantes para a manutenção do negócio, porém existem características pessoais que são impossíveis de serem modificadas ou aprendidas e que podem ser tornar empecilhos ao ato de empreender, como a cor do dono do negócio. O Brasil é um país formado majoritariamente por negros e as formas pelas quais essa parte da população se inseriu no mercado de trabalho, desde o período imediatamente posterior a abolição, tem sido alvo de estudo, porém o negro enquanto empreendedor tem sido negligenciado no meio acadêmico.
Definiu-se a seguinte questão de pesquisa: quais são os desafios enfrentados por afroempreendedores na gestão de negócios localizados na região metropolitana do estado do Rio de Janeiro? Para identificar os desafios encontrados por afroempreendedores na gestão de negócios localizados na da região metropolitana do estado do Rio de Janeiro, foram elaborados os seguintes objetivos específicos: mapear as dificuldades encontradas por pessoas negras que empreendem na região estudada e identificar as estratégias adotadas por afroempreendedores para enfrentar as barreiras em seus negócios.
O campo do empreendedorismo é aquele que estuda o empreendedor e “examina suas atividades, características, efeitos sociais e econômicos e os métodos de suporte usados para facilitar a expressão da atividade empreendedora” (FILION, 1999, p. 21). Para autores como Monteiro (2017) e Oliveira, Pereira e Souza (2013) as questões étnicas formam um obstáculo a mais para os empreendedores negros em suas relações com fornecedores, clientes e concorrentes, mesmo com domínio técnico profissional do setor em que atua e educação formal que o capacite a ser um bom gestor de seu negócio.
Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva que teve como objetivo identificar os desafios dos afroempreendedores na região metropolitana do Rio de Janeiro. Para tal, foram realizadas revisão de literatura e treze entrevistas individuais com afroempreendedores e fomentadores de afroempreendedorismo, conduzidas a partir de um roteiro de entrevistas semiestruturado e análise de conteúdo dos dados coletados. Foram considerados como afroempreendedores indivíduos autodeclarados pretos ou pardos, trabalhadores autônomos ou empregadores, independente do setor, formalização e tamanho do negócio.
As dificuldades enfrentadas eram referentes a gestão do negócio em si e ao relacionamento com os atores chaves, sendo categorizadas da seguinte forma: acesso a informações, falta de credibilidade, visão sobre o dono ao invés do negócio e acesso ao crédito. Diante disso, foi necessária a adoção de estratégias que permitissem a manutenção dos negócios, sendo elas: participar de programas de incubação ou aceleração de negócios, estudar mais sobre a atividade fim, ferramentas de gestão, formar redes e aprender com seus próprios erros ou com pares empresariais e a celebração da imagem do negro.
A questão racial atravessou todos os aspectos estudados sendo um desafio e uma estratégia. Desafio porque é mais uma barreira a ser ultrapassada e uma estratégia a partir do momento em que esses empresários se apropriam de suas características raciais como forma de promover seus negócios e criar parceiras. Tornando-se uma característica dos empreendimentos feitos por pessoas negras por elas não conseguirem desassociar sua cor de seus negócios mesmo sendo sem o objetivo a promoção desse grupo étnico ou que tem como público alvo apenas pessoas negras.
FILION, L. J. Empreendedorismo: empreendedores e proprietários-gerentes de pequenos negócios. Revista de Administração, São Paulo, v. 34, n. 2, p. 6-28, 1999. MONTEIRO, J. A. O Empresário Negro: Trajetórias de Sucesso em Busca da Afirmação Social. 2 ed. Porto Alegre: Simplíssimo, 2017. OLIVEIRA, J. S.; PEREIRA, J. A.; SOUZA, M. C. D. Empreendedorismo, cultura e diversidade: a participação dos empreendedores negros nas atividades empreendedoras no Brasil no período de 1990 a 2008. Contextus: Revista Contemporânea de Economia e Gestão, [S.l.], v. 11, n. 2, 2013.