Resumo

Título do Artigo

O CENTRO-OESTE EM DESTAQUE: A QUALIDADE NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
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Palavras Chave

qualidade na formação universitária
gestão pública
ensino superior

Área

Artigos Aplicados

Tema

Administração Pública

Autores

Nome
1 - Rita Eliana Masaro
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT) - Cuiabá
2 - Alessandro Vinicius de Paula
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT) - Departamento de Psicologia
3 - Emerson José da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT) - Cuiabá
4 - Kelly Pellizari
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT) - Cuiabá
5 - Paulo Augusto Ramalho de Souza
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT) - Departamento de Administração

Reumo

O ponto principal da qualidade está contido na compreensão da indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão e de como essa indissociabilidade se manifesta na prática acadêmica. Diante disso, a busca da melhoria na formação universitária é um assunto de interesse do público em geral e do público final, ou seja, das próprias universidades no sentido de que as definições de qualidade podem servir como uma espécie de proteção do consumidor ou garantia sobre as qualificações dos graduados.
Considerando a realidade do Centro-Oeste do Brasil, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) vem sendo avaliada regularmente e atingiu a partir do ano de 2010 o conceito quatro (4) o qual permaneceu da última avaliação realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira” (INEP) em relação a todas as instituições de ensino superior do país divulgados em 2021.
O Índice Geral de Cursos (IGC) obtido pela UFMT, em 2019, para as graduações foi de 2,9 (numa escala de 1 a 5, em relação a todas as instituições de ensino superior do país). As notas dos cursos de pós-graduação da UFMT, no mesmo ano, alcançou valores de mestrado (4,2) e de doutorado (4,6). Em 2019, o índice contínuo do IGC da UFMT foi 3,2. No mesmo ano, 71% das universidades federais públicas tiveram IGC entre 4 e 5 e nenhuma das instituições avaliadas da região Centro-Oeste do Brasil atingiu a faixa 5 (INEP, 2021).
Este estudo de abordagem qualitativa sobre a qualidade na formação universitária objetivou analisar a percepção sobre a qualidade na formação universitária por meio dos seus protagonistas, com mais de três anos de vínculo com a Universidade Federal de Mato Grosso por meio da técnica de completar frases. Os participantes convidados foram organizados em três grupos: os Técnicos Administrativos em Educação (TAEs), os professores e os alunos.
Após a análise dos dados foram elencadas oito categorias que auxiliam na compreensão dos atributos da qualidade na formação universitária: 1) avaliação positiva, 2) avaliação negativa, 3) gestão acadêmica, 4) conexão com o mercado de trabalho, 5) depende de todos os envolvidos, 6) integração com a sociedade, 7) investimentos e 8) infraestrutura.
O exercício da gestão acadêmica, por meio de seus dirigentes, tem um papel fundamental na qualidade da formação universitária, visto que podem fomentar espaços nas instituições de ensino superior, para que o serviço público seja executado com excelência. A qualidade na formação universitária é algo complexo que envolve muitas ações: investimento, avanço, aprendizagem, estrutura política entre outras.