Resumo

Título do Artigo

A CONTRIBUIÇÃO DAS ESCOLAS DE SAMBA COMO UM INDUTOR ECONÔMICO PARA O TURISMO NO RIO DE JANEIRO
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

desenvolvimento econômico
escolas de samba
carnaval

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Corporativa e de Stakeholders

Autores

Nome
1 - Vanessa Houtet Feitosa
UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY (UNIGRANRIO) - Lapa
2 - Deborah Zouain
UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY (UNIGRANRIO) - Caxias
3 - Flora Thamiris Rodrigues Bittencourt
UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY (UNIGRANRIO) - Lapa
4 - André Luís Faria Duarte
Comissão Nacional de Energia Nuclear - CNEN - Sede

Reumo

A crise econômica dos últimas anos, que subtraiu recursos do Estado do Rio de Janeiro, afetou não só as políticas públicas, mas também diversas iniciativas socioculturais relevantes. Essas iniciativas legitimam a história do Rio como “cidade maravilhosa” e seu desenvolvimento socioeconômico. O carnaval do Rio de Janeiro possui exponencialidade mundial e é alvo de curiosidade e desejo de turistas em assistir ao espetáculo carnavalesco. Entretanto, essa manifestação turística segue na busca de maneiras de sobrevivência financeira para atravessar a avenida com seu enredo de carnaval.
A questão central deste do estudo é pesquisar a contribuição das Escolas de Samba como um indutor econômico para o setor turístico no Estado do Rio de Janeiro.
Para Lickorish e Jenkins (2000), a análise da atividade turística necessita de dados, com natureza econômica, social, cultural e ambiental e não demanda uma estrutura comum que possa ser representada igualmente em diversos territórios. Nesse sentido, a matriz SWOT apresenta, de forma simples, os fatores oriundos do pensamento estratégico, pela capacidade de representar a posição da organização no cenário escolhido e de possibilitar a análise apurada do diagnóstico organizacional (FERNANDES, 2012).
A abordagem utilizada é a de estudos de casos, para mergulhar no universo da questão de estudo e desenvolver a compreensão do objeto de pesquisa emergente envolvido na temática. Foram realizadas entrevistas em profundidade desenvolvidas a partir de um roteiro semiestruturado, com tópicos extraídos dos objetivos definidos à priori, a fim de analisar e responder às questões levantadas no estudo. Foi utilizada a técnica de análise de conteúdo com a intenção de ultrapassar as incertezas e aprofundar-se na descoberta de conteúdos e estruturas que não se podia enxergar à priori (BARDIN, 2011).
Ao analisar a conjuntura do estudo desenvolvido sob temáticas altamente discutidas nas mídias que veiculam informações econômicas do Estado do Rio de Janeiro, foi possível perceber que a dimensão dos festejos populares brasileiros e seus fatores ambientais, sejam eles internos ou externos, provocam curiosidade, excitação emocional e margens para diversas pautas dialógicas sobre crise financeira, entretenimento, conhecimento cultural popular brasileiro e diversos assuntos relacionados.
As Escolas de samba possuem grande relevância para a consolidação do evento de carnaval do calendário carioca, quiçá a maior responsável por abrilhantar o festejo popular nacional como um todo. O aporte das Escolas de Samba para economia não só do Turismo, mas para com todos os segmentos econômicos é de profunda relevância. Os indicadores turísticos observados neste estudo se beneficiam diretamente da receita gerada pelo carnaval carioca, onde as agremiações têm papel fundamental para consolidar com sucesso o evento.
LICKORISH, Leonard John; JENKINS, Carson L. Introdução ao Turismo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2000. FERNANDES, Djair Roberto. Uma visão sobre a análise da Matriz SWOT como ferramenta para elaboração da estratégia. Revista de Ciências Jurídicas e Empresariais, v. 13, n. 2, p. 57-68, 2012. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.