Resumo

Título do Artigo

IMPLICAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS DO CONSUMO DE ALIMENTOS VIA DELIVERY NO BRASIL E NA ALEMANHA
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Delivery de alimentos
Consumo Sustentável
Aplicativos de comida

Área

Marketing

Tema

Comportamento do Consumidor

Autores

Nome
1 - PEDRO FELIPE DA COSTA COELHO
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia
2 - Wanderberg Alves Brandao
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Programa de Pós-Graduação em Administração
3 - KEVEN VICTOR DANTAS TANAN
UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA (UFOB) - Campus Reitor Edgard Santos
4 - Magda Vanessa Souza da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Programa de Pós-Graduação em Administração
5 - Elaine Ribeiro de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - João Pessoa

Reumo

Os aplicativos móveis de pedido de comida têm sido amplamente considerados no setor de restaurantes como canais que permitem inovação e maior alcance de clientes, sobretudo para o consumo de alimentos via delivery. O Brasil é um dos países que mais se destacam no mundo nesse tipo de serviço, com taxa de crescimento superior a 9% ao ano (Li, Mirosa & Bremer, 2020). Alguns fatores permitiram o crescimento exponencial do delivery de alimentos no Brasil, como a conveniência, a melhoria na infraestrutura de telecomunicações e baixo custo dos smartphones (Pigatto et al., 2017).
O crescimento do segmento de delivery traz consigo a necessidade de refletir sobre os aspectos sustentáveis que decorrem deste crescimento. Apesar disso, a maior parte dos estudos que discutiu a sustentabilidade do consumo de alimentos desconsiderou a utilização de aplicativos de comida e o consumo por delivery (Nair & Bhattacharyya, 2019). Diante disso, este estudo foi conduzido com o objetivo de compreender as implicações socioambientais do consumo de alimentos via delivery no Brasil e na Alemanha.
O delivery afeta a relação dos clientes com os alimentos consumidos, traz implicações para a saúde pública, principalmente com o aumento do consumo de fast food, e impacta os sistemas de tráfego urbano. Do ponto de vista econômico, mesmo ampliando as oportunidades de emprego e renda, existem críticas com relação às condições de trabalho dos entregadores e às taxas pagas pelos estabelecimentos. Ambientalmente, destacam-se a geração de resíduos, como o excesso de embalagens, que são rapidamente descartadas, e a emissão de gases poluentes (Li et al., 2020).
Foi conduzido um estudo qualitativo em dois países. Os dados foram coletados por meio de 19 entrevistas narrativas com funcionários e donos de estabelecimentos, 41 entrevistas em profundidade com consumidores e 7 meses de observações no Brasil e na Alemanha. Os dados obtidos nas entrevistas e nas notas de campo foram analisados segundo a espiral de análise de dados (Creswell & Creswell, 2021).
O consumo de alimentos via delivery pode resultar em implicações sociais negativas, a depender do menu escolhido e do horário em que o alimento foi consumido. Os estabelecimentos que comercializam alimentos para viagem geralmente determinam a quantidade de itens adicionais que serão disponibilizados com as refeições, o tipo de embalagem utilizado e se sacolas plásticas serão utilizadas para transportar os pedidos. Por outro lado, cabe ao consumidor destinar os resíduos adequadamente e evitar o desperdício dos alimentos pedidos. Há uma responsabilidade mútua desses dois atores.
A alimentação via delivery tem implicações positivas quando o alimento consumido possui um menu saudável e preparado em um estabelecimento local que valorize a culinária da região; a refeição é consumida integralmente e sem desperdício de alimentos; e embalagens reutilizáveis são selecionadas. Há implicações socioambientais negativas quando o menu é comoditizado e possui baixa qualidade nutricional; a refeição é servida em porções elevadas e desperdiçada; os resíduos são descartados em locais inapropriados; e embalagens descartáveis são utilizadas, dentre outras implicações.
Li, C., Mirosa, M., & Bremer, P. (2020). Review of online food delivery platforms and their impacts on sustainability. Sustainability, 12(14), 5528. Nair, A. K., & Bhattacharyya, S. S. (2019). Is sustainability a motive to buy? An exploratory study in the context of mobile applications channel among young Indian consumers. foresight. Pigatto, G., Machado, J. G. de C. F., dos Santos Negreti, A., & Machado, L. M. (2017). Have you chosen your request? Analysis of online food delivery companies in Brazil. British Food Journal.