Resumo

Título do Artigo

A CIDADE CRIATIVA E AS PRÁTICAS DE ESPAÇO DO POÇO DA DRAGA
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Palavras Chave

Práticas de Espaço
Michel de Certeau
Poço da Draga

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Organizações Não-Convencionais

Autores

Nome
1 - Vanessa Pereira Pinheiro
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - Programa de pós graduação em Administração
2 - Ana Silvia Rocha Ipiranga
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - PPGA
3 - Isabella Souza Costa Cavalcante
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - Itaperi

Reumo

No ano de 2019, a cidade de Fortaleza, capital do Ceará, recebeu a chancela da Organização as Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), como cidade criativa em design, desse modo, o Projeto Unesco Fortaleza Cidade Criativa do Design definiu um espaço urbano no qual está sendo organizado o Distrito Criativo de Fortaleza. O recorte desse espaço urbano envolveu os bairros da Praia de Iracema e do Centro da cidade. No perímetro desses espaços urbanos, se releva a comunidade do Poço da Draga que se situa entre os limites dos bairros da Praia de Iracema e do Centro da cidade.
Com base nessa discussão, a questão guia que formulamos para esse estudo é: como a comunidade do Poço da Draga está integrada ao organizar da cidade criativa do design? O objetivo desse artigo foi compreender como ocorre a integração da comunidade do Poço da Draga no organizar da cidade criativa do design.
Para discutir as problemáticas urbanas foi articulada a abordagem teórica das práticas, em particular o conceito de “prática de espaço” de Michel de Certeau. Certeau (1994) observa que em uma cidade as práticas de espaço ocorrem como por “uma espécie de cegueira”. O autor coloca que existe uma cidade metafórica que se insinua além da cidade planejada visível e sugere a detecção dessas práticas em relação ao espaço geográfico. Certeau (1994, p.43) ainda adverte que a problemática de uma pesquisa urbana deve focalizar o contexto da “marginalidade de uma maioria”.
Este trabalho pode ser caracterizado como qualitativo. Para a coleta de dados, foram realizados amplos estudos com base em levantamentos efetuados em diferentes fontes e arquivos, como por exemplo, em bases documentais institucionais e jornais antigos e contemporâneos, em sites e diferentes redes sociais, públicas, privadas e governamentais relacionadas. Considerando o objetivo desse artigo, foram ainda realizadas entrevistas em um formato aberto e em profundidade. Foram entrevistados os 3 líderes da comunidade do Poço da Draga e um coordenador de um projeto.
Com os discursos dos entrevistados foi verificado que a comunidade foi contatada apenas para a criação de um observatório no Poço da Draga. Além disso, foi evidenciado alguns dos movimentos táticos, materializados em projetos que se encontram em prática pela ação dos moradores do Poço da Draga. Esse conjunto de práticas de espaço organizadas pela comunidade do Poço da Draga revelam formas específicas de operações, modos de proceder astuciosos, articulados por uma criatividade dispersa e inventiva.
Os resultados discutidos nos itens anteriores evidenciaram um organizar de práticas de espaço criativas, ainda escondidas, sub-reptícias, mas com potencialidade para atuarem na integração da comunidade do Poço da Draga ao Distrito Criativo da Praia de Iracema/Centro da cidade de Fortaleza. As maneiras de fazer que se constituem como práticas de espaço criativas advindas da comunidade, e que apesar de ainda se manterem ocultadas pelas estratégias dos dispositivos do poder, parece garantir uma (re)apropriação cotidiana dos espaços que (re)surgem como lugares praticados pelos moradores do Poço.
CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994. FORTALEZA CRIATIVA. Fortaleza, uma cidade que vive a criatividade. In: Fortaleza, uma cidade que vive a criatividade. Fortaleza, 2020. PLANO DE AÇÃO TERRITORIAL. Distritos e Cidades Criativas. Fortaleza, 2018.