Resumo

Título do Artigo

O professor no ensino remoto durante a pandemia do novo corona vírus: desafios enfrentados e quebra de sentidos
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Palavras Chave

COVID-19
Ensino Remoto
Desafios

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Experiências no ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - João Paulo Oliveira Lucena
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (PPGA)
2 - Thales da Costa Lago Alves
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - PPGA
3 - Anatália Saraiva Martins Ramos
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - Programa de Pós-graduação em Administração

Reumo

A pandemia do coronavírus (COVID-19) trouxe vários desafios à humanidade, dentre eles, o prosseguimento a atividades relevantes, como as que envolvem ensino e aprendizagem em nível superior. Nota-se que na literatura recente ainda não é conhecido como diversas dimensões (do curso, individuais, tecnológicas, contextuais, pedagógicas, culturais/sociais e etc.) se relacionam como desafios no contexto do ensino remoto emergencial perante a pandemia do COVID-19, onde evidencia-se uma quebra de sentido e necessidade de reestruturação do fazer docente.
O trabalho busca responder o seguinte questionamento: Como se apresentam os desafios vivenciados pelos professores na realização do ensino remoto durante o período emergencial da pandemia do COVID-19? Com isso, objetiva compreender como se apresentaram os desafios vivenciados pelos professores na realização do ensino remoto durante o período emergencial da pandemia.
A literatura sobre os desafios no ensino remoto tem se concentrado em três dimensões principais: organizacional ou contextual, cultural ou social e questões pedagógicas (Khan & Nawaz, 2013; Afshari et al., 2013; Nurakun Kyzy, Ismailova, & Dündar, 2018; Pagram & Pagram, 2016). Além delas, a importância das diferenças individuais, influência social e acessibilidade à tecnologia (Khan & Nawaz, 2013; Nurakun Kyzy, Ismailova, & Dündar, 2018; Tarhini, Hone, & Liu, 2014) também foram abordadas na literatura.
Neste estudo, foi adotada a pesquisa qualitativa básica, que orienta-se por uma perspectiva construtivista (Merriam & Tisdell, 2015). Os participantes da pesquisa compreenderam os professores que lecionaram pelo menos uma disciplina no Período Letivo Suplementar Excepcional na UFRN, perfazendo um total de 19 entrevistados. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas individuais semiestruturadas, realizadas de forma remota, e a análise dos dados foi fundamentada na Grounded Theory.
Partindo de um framework inicial e após comparações contínuas por meio do fluxo da análise dos dados empíricos, obteve-se 28 códigos, que deram origem a seis categorias: Desafios de Contexto do Home Office (3 códigos), Desafios com os Discentes (9), Desafios Pedagógicos (5), Desafios Pessoais (5), Desafios do Docente com a Tecnologia (3) e Desafios de Suporte (3). Evidenciou-se como categoria central a que tratou dos desafios da relação do professor com o aluno, sendo destacados também códigos relevantes das categorias de desafios tecnológicos, pedagógicos e de suporte.
Os desafios enfrentados perpassam por diversos campos, em principal, por aspectos de relacionamentos com os alunos e utilização e aprendizagem de tecnologias. A principal implicação prática da pesquisa diz respeito ao fornecimento de um modelo conceitual que pode ser observado pelas instituições, a fim de reduzir desgastes no processo de transição para o modelo de ensino remoto. Para o modelo de ensino remoto em si, o trabalho fornece subsídios que indicam que há elementos ainda que necessitam ser aprimorados, a exemplo do que acontece com a educação à distância.
Afshari, M., Kenayathulla, H. B., Idris, A. R., Ibrahim, M. S., & Razak, A. Z. A. (2013). Khan, A. S., & Nawaz, A. (2013). Merriam, S. B., & Tisdell, E. J. (2015). Nurakun Kyzy, Z., Ismailova, R., & Dündar, H. (2018). Pagram, P., & Pagram, J. (2006). Tarhini, A., Hone, K., & Liu, X. (2014).