Resumo

Título do Artigo

A metodologia de BPM e sua aplicação na Vice-Direção de Ensino da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca: uma pesquisa-ação visando aprendizagem na diversidade e melhoria organizacional
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Palavras Chave

Gestão por Processos
Aprendizagens Individual e Coletiva
Pesquisa-Ação

Área

Artigos Aplicados

Tema

Administração Pública

Autores

Nome
1 - Murilo Barbosa Salles
Fundação Oswaldo Cruz - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - ENSP - Serviço de Gestão da Qualidade - ENSP
2 - Beatriz Quiroz Villardi
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ) - Mestrado Profissional em Gestão e Estrategia - MPGE
3 - Carlos Augusto Correia Lima Reis
Fundação Oswaldo Cruz - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - ENSP - Manguinhos
4 - Patrícia Kelly dos Santos
Fundação Oswaldo Cruz - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - ENSP - Serviço de Gestão da Qualidade
5 - LAURA FERNANDES OLIVEIRA MERES
Fundação Oswaldo Cruz - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - ENSP - Serviço de Gestão da Qualidade

Reumo

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, da Fiocruz, iniciou em 2014, o projeto de implantação de uma metodologia de gestão por processos na Vice-Direção de Ensino, VDE. Os resultados iniciais foram a construção de uma cadeia de valor, a criação de um sistema eletrônico de certificação digital. Entretanto, os processos mapeados nesse projeto ainda não apresentavam integração entre si. Em 2017, tomou posse a nova vice-direção que se reuniu com a equipe do projeto MPGA para obter maiores esclarecimentos acerca do resultado alcançado.
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, denominada Ensp, é uma instituição pública pertencente à Fundação Oswaldo Cruz, Fiocruz, que tem como vocação a formação profissional em saúde e ciência & tecnologia e atua em pesquisa, desenvolvimento tecnológico, formação de políticas públicas e prestação de serviços de referência em saúde. A Ensp contava, até agosto de 2020, com 882 trabalhadores e tinha o desafio de promover melhorias nos processos da gestão do ensino, que estão no cerne de sua missão institucional.
A VDE necessitava articular seus processos visando a evitar a duplicidade de esforços; a produção qualificada de informações; e o trabalho cooperativo. Necessitava ainda de revisar sua cadeia de valor que não representava o macroprocesso de ensino da Ensp. As barreiras para o alcance dos resultados foram: desconhecimento de termos e conceitos da metodologia de BPM e resistência a mudanças. Uma pessoa ligada ao projeto e à nova gestora, conhecedora da metodologia; pessoas de referência no ensino e na gestão por processos da Ensp e a atitude acolhedora da nova gestora, foram os facilitadores.
Foram realizados dois projetos de implantação da metodologia de gestão por processos, a saber: Mapeamento dos Processos de Gestão Acadêmica – MPGA, com equipe de 8 integrantes do Serviço de Gestão Acadêmica, SECA, e do Serviço de Gestão da Qualidade, SGQ, realizado entre abril e dezembro de 2014,visando criar uma cadeia de valor e identificar processos de gestão acadêmica; e Construção da Nova Cadeia de Valor da Ensp - CNCVE, com equipe de 38 integrantes do SGQ e de diversos setores da VDE, iniciado em agosto de 2017, visando revisar a cadeia de valor do ensino e mapear os processos restantes.
Construção da cadeia de valor do ensino com seus processos mapeados e disponibilizados em um repositório na internet; criação de um sistema eletrônico de certificação digital para os programas de pós-graduação stricto sensu;12 aprendizados obtidos por meio da metodologia de GP, sendo 8 individuais e 4 coletivos; 11 práticas adquiridas por meio da metodologia de GP, sendo 9 oriundas do aprendizado individual e 2 do aprendizado coletivo; e dezesseis ações melhoria para a metodologia de GP, sendo 9 em andamento e 1 concluída.
O contexto histórico da metodologia de BPM implantada na Ensp indica:(i) que o BPM está contribuindo para a modernização da gestão do ensino na Ensp, uma vez que possibilitou a construção de um corpo de conhecimento sobre os processos tornando possível a transformação digital da gestão do ensino;e (ii) que houve uma preocupação dos gestores e demais trabalhadores do ensino e da equipe da gestão da qualidade em dar continuidade a um processo de mudança na gestão do ensino na Ensp. Entretanto ainda há a necessidade de prosseguir com as pesquisas para que se tenha maior noção do nível de mudança.