Resumo

Título do Artigo

Tomada de decisão baseada em dados no ensino superior: Uma revisão sistemática de literatura
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Tomada de decisão baseada em dados
Alfabetização em dados
Ensino superior

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Formação do Professor e Pesquisador

Autores

Nome
1 - Thiago do Nascimento
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - João Pessoa
2 - JONISE MARQUES DE OLIVEIRA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT) - Cuiabá

Reumo

Entende-se que desenvolver uma cultura organizacional baseada em dados nas instituições educacionais de ensino superior, torna-se fundamental. Isso deve acontecer, porque os gestores educacionais e os docentes necessitam, cotidianamente, deliberar assertivamente acerca das finalidades políticas, estratégicas, pedagógicas, organizacionais, dentre outros; no intuito de aperfeiçoar sua prática profissional, viabilizando um ambiente de ensino-aprendizagem de alto nível que contribua para o melhoramento dos resultados dos alunos e para o crescimento da instituição.
Quais os principais fatores limitadores da utilização de dados como ativo estratégico para tomada de decisão no ensino superior? (ES) Investigar os principais fatores limitadores da utilização de dados como ativo estratégico para tomada de decisão no ES. Analisar a importância da cultura organizacional orientada a dados no ensino superior; descrever o papel dos gestores educacionais e dos docentes no processo de implantação das práticas DDDM no ES; Apontar caminhos que auxiliem a alfabetização em dados dos gestores educacionais e dos docentes, consequentemente dos alunos, no ES.
Tomada de decisão baseada em dados, é um agrupamento de práticas em que dados são usados para investigar o desempenho e promover percepções acionáveis, orientado pelo pressuposto de que o uso de dados aperfeiçoará substancialmente a tomada de decisões instrucionais e institucionais (HORA et al; 2017). A DDDM enfatiza sua função crítico-reflexiva contributiva para o melhoramento da aprendizagem do aluno e do progresso organizacional; ou seja, pode ser usado por discentes e ou gestores educacionais para facilitar o aperfeiçoamento educacional em diferentes níveis.
Os ambientes educacionais estão cada vez mais ricos em dados. A eclosão da “era dos grandes dados” (Big Data), possibilitou a expansão informacional e comunicacional do uso de dados, ampliando por meio de abordagens inter e multidisciplinares, múltiplas possibilidades efetivas de utilização, democratizando e popularizando a ciência de dados. Assim, quando os dados são utilizados corretamente, tornam-se um ativo estratégico que viabilizam melhores tomadas de decisão, potencializa as estratégias de negócios e investimentos, aperfeiçoa os processos organizacionais, dentre outros.
Entende-se ainda, que o processo de implementação da cultura data driven, deve ser visto como um investimento pensando a longo prazo. Logo, elaborar projetos nacionais e/ou efetivar a inclusão da DDDM nos currículos dos programas educacionais, faz-se necessário. É preciso também que tomadores de decisão dos níveis superiores da educação promovam debates públicos acerca da temática. Investir em uma reestruturação dos programas educacionais de formação inicial e continuada dos docentes, incluindo as práticas DDDM como disciplina obrigatória nos currículos.
REEVES, Todd D. Equipping Preservice Elementary Teachers for Data Use in the Classroom. Action in Teacher Education, 2017. REEVES, Todd D. Pre-service teachers' data use opportunities during student teaching. Teaching and Teacher Education, v. 63, p. 263-273, 2017. REEVES, Todd D; CHIANG, Jui-Ling. DUNLAP, Karen; PIRO, Jody S. Diving into data: Developing the capacity for data literacy in teacher education. Cogent Education, v. 3: 1132526, 2016.