Resumo

Título do Artigo

Troca De Conhecimento Tácito Tecnológico Sob A Ótica Da Teoria De Análise De Redes Sociais No Teletrabalho
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Análise Redes Sociais
Trocas de Conhecimentos
Teletrabalho

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Abordagens sociais, cognitivas e comportamentais em Estratégia

Autores

Nome
1 - Rubem Alves Figueredo
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS) - Sistema de Informação - DCOMP
2 - Maria Conceição Melo Silva Luft
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PROPADM
3 - Florence Cavalcanti Heber Pedreira de Freitas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS) - PROGRAMA DE POS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
4 - Jefferson David Araujo Sales
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) - NPGA

Reumo

A pandemia do novo coronavírus abalou as estruturas da sociedade contemporânea. Passa-se, nas organizações e na sociedade em geral, por um cenário atípico desde 2020. Em virtude disso, foram aplicadas providências e instauradas regras para ser possível reduzir os danos causados pela doença.
avaliar como ocorrem as trocas de conhecimentos tácitos tecnológicos, através de rede social formada pelos funcionários do setor de programação da manutenção, durante o teletrabalho, de uma empresa de petróleo e gás sob a ótica da teoria de análise de redes sociais-ARS.
O conhecimento é um ativo estratégico e valioso para uma organização e esta precisa desenvolver ações para gerenciar esse bem. Com base nessa afirmativa, pode-se questionar como administrar um bem importante, como o conhecimento, dentro de uma equipe em uma organização. A gestão organizacional precisa, obviamente, saber direcionar apropriadamente o conhecimento, para que este gere resultados positivos, pois o conhecimento certo e a capacidade de converter esse conhecimento para a criação de novo valor podem levar a empresa a obter vantagem competitiva (HOCK-DOEPGEN et al., 2021).
Foi feita uma pesquisa-ação de natureza participativa qualitativa de cunho descritivo, por meio de um estudo de caso único.
Como principais resultados, as medidas de ARS calculadas neste estudo evidenciaram que as redes sociais do setor de programação da manutenção influenciam a adequação dos atores à organização nas trocas de conhecimentos tecnológicos, mesmo sua densidade sendo média, com um valor de 36,6%, bem como foram consideradas importantes as trocas de conhecimentos sobre o software SAP, por todos os atores, mesmo que não as utilizem. Por fim, a comunicação entre os atores da rede precisa ser melhorada, pois obteve a menor densidade (14,7%) e laços fortes direcionados nos atores P13 e P16.
Conclui-se que os resultados indicam a importância de se tratar as relações dos atores sociais como um fator que está diretamente ligado à gestão do conhecimento, nas trocas de conhecimento tácito tecnológico como fator de aprendizagem no teletrabalho.
DONATO, C.H. Os Aspectos Relacionais da Cocriação de Valor como uma Plataforma de Engajamento em Rede. 289 f. Tese (Doutorado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, São Caetano do Sul-SP, 2017. RECUERO, R. Introdução à análise de redes sociais online. Salvador: [s.n.]. 2017