Resumo

Título do Artigo

Impactos da pandemia no setor hoteleiro: um estudo sobre os novos protocolos e os desafios às políticas de sustentabilidade
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Pandemia COVID-19
Sustentabilidade no Setor Hoteleiro
Protocolos Sanitários

Área

Turismo e Hospitalidade

Tema

Planejamento e Gestão em Turismo

Autores

Nome
1 - Mariana Pires Vidal Lopez
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ) - Seropédica
2 - PATRICIA OLIVEIRA DE FREITAS
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA)
3 - Sandra Martins Lohn Vargas
Centro Universitário Avantis - Florianópolis

Reumo

O ano de 2020 iniciou com imensos desafios e incertezas para a humanidade, visto que a pandemia da Covid-19 modificou, dentre tantas coisas, as relações humanas e as rotinas de trabalho, família, estudos, consumo, lazer e viagens. No setor hoteleiro ocorreram mudanças consideráveis, como a implementação de novos protocolos de atendimento ao hóspede, de higienização, sanitização e desinfecção. Com isso, ocasionaram impactos nas práticas sustentáveis na hotelaria aonde haverá a necessidade de se repensar o tripé da sustentabilidade no pós-pandemia.
O setor de turismo vem sofrendo transformação de diferentes origens, advindas da ausência de sustentabilidades ambientais, sociais, culturais, econômicas e políticas institucionais. Nesse contexto, objetivo do estudo é compreender a partir da perspectiva dos gestores os impactos da pandemia da Covid-19 no setor hoteleiro quanto aos novos protocolos sanitários e as políticas de sustentabilidade. Assim, o foco da pesquisa será responder: Quais os impactos da pandemia no setor hoteleiro quanto aos novos protocolos e as políticas de sustentabilidade?
As perdas econômicas no setor hoteleiro foram fortemente impactadas desde março de 2020 com a pandemia. Os estudos mostram que se chegou a quase 90% de perdas de receita no setor (FGV, 2020), o que reflete no papel e responsabilidade do setor público em planejar a retomada das atividades. Acredita-se que a visão dos consumidores sobre sustentabilidade possa ter sofrido sérios impactos com a pandemia Covid-19, o que levou as pessoas a mudarem seu estilo de vida de forma a reduzirem os impactos no meio ambiente.
A metodologia seguiu uma perspectiva qualitativa, sendo realizada uma revisão bibliográfica sobre temas como: sustentabilidade, protocolos sanitários dos hotéis e impactos da pandemia na hotelaria. Paralelamente, foi realizado um estudo exploratório no período de pandemia Covid-19, a fim de conhecer os protocolos sanitários e políticas de sustentabilidade de 30 redes hoteleiras que atuam no Brasil. Posteriormente, foi realizado um levantamento dos resorts nas diferentes regiões turísticas no Brasil e realizado entrevistas por meio de um roteiro semiestruturado com gestoras.
O estudo revelou que as políticas de sustentabilidade sofreram certo impacto no período de pandemia, percebendo-se que a sustentabilidade ambiental foi fortemente comprometida especialmente pelo aumento do consumo de descartáveis, porém, a dimensão social teve uma ampliação com o aumento da aquisição de produtos locais. Em relação aos protocolos, ações identificadas foram a obrigatoriedade de usar máscara, higienização das mãos, adoção de dispensadores de álcool em gel, controle de temperatura, distanciamento social, talheres descartáveis e empacotados, agendamento de horário nos restaurantes.
O contexto da pandemia aponta que consumidores e fornecedores estão aprendendo a conviver neste novo cenário e o setor hoteleiro deverá intensificar ainda mais o uso de novos mecanismos, assim como, intensificar o uso da tecnologia, o compromisso com a qualidade, bem-estar e a sustentabilidade, oferecendo ao hóspede uma experiência diferenciada. Foi possível perceber que os efeitos da pandemia foram tanto do consumidor como na oferta de produtos e serviços, onde as empresas passaram a incorporar cada vez mais estratégias de comunicação a partir de seus sites e de suas redes sociais.
ALONSO-ALMEIDA, M.; FERNÁNDEZ ROBIN, C.; CELEMÍN PEDROCHE, M; ASTORGA, P. Revisiting green practices in the hotel industry: A comparison between mature and emerging destinations. Journal of Cleaner Production, 140, 1415-1428, 2017. BENI, M. C. Turismo e COVID-19: algumas reflexões. Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade, v.12, n.3, p.1-23, jul./set. 2020. FGV. Fundação Getúlio Vargas. Impacto econômico do COVID-19: propostas para o turismo. 2. ed. Rio de Janeiro: FGV Projetos, 2020.